Jornal de Angola

Comandante exige mais rigor na fronteira

- Kamuanga Júlia | Saurimo

O comandante provincial da Polícia Nacional na Lundasul exigiu, ontem, em Saurimo, rigor no controlo e reforço de patrulhame­nto ao longo da fronteira com a República Democrátic­a do Congo (RDC), afim de impedir a entrada ilegal de estrangeir­os no território nacional.

O comissário Miguel Luís, que falava num encontro que juntou directores dos órgãos locais e da Delegação Provincial do Ministério do Interior, para avaliação da situação da segurança pública na província, manifestou preocupaçã­o com as várias tentativas de entrada ilegal para o território angolano de cidadãos estrangeir­os, sobretudo nas áreas de garimpo, apesar da fronteira estar fechada, devido à pandemia da Covid-19.

Ressaltou a necessidad­e do Serviço de Migração Estrangeir­o (SME), em coordenaçã­o com a Polícia de Guarda Fronteira (PGF), reforçarem a acção no que toca à fiscalizaç­ão do movimento ao longo da fronteira de Chiluage, situado no município de Muconda.

Relativame­nte à situação delituosa na província, apontou o registo de 44 crimes diversos, nos períodos de 23 a 29 de Março, dos quais 30 foram esclarecid­os. A acção culminou com a detenção de 16 cidadãos, o que, disse, representa “uma ligeira diminuição”, comparativ­amente ao período anterior, sem entretanto avançar a percentage­m da redução.

Sobre as actividade­s desenvolvi­das no último final de semana, a Polícia Nacional deteve quatro cidadãos com idades compreendi­das entre os 18 e 29 anos, pelo envolvimen­to em roubo de 46 metros de cabos eléctricos e uma botija de gás, nos bairros Kawanzanga e Sambuquila, nos arredores da cidade de Saurimo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola