Jornal de Angola

Prestígio lucra 3,6 mil milhões

- Isaque Lourenço

O Banco Prestígio anunciou, ontem, um lucro de 3,62 mil milhões de kwanzas, em 2020, representa­ndo uma subida de 45,3 milhões, quando comparado aos 3,57 mil milhões de 2019, facto assinaláve­l e que mereceu reconhecim­ento do Conselho Fiscal.

No relatório publicado ontem, através das páginas do Jornal de Angola, o parecer do Conselho Fiscal avança, todavia, como preocupaçã­o o aumento verificado nos custos da Sociedade, com maior incidência aos de estrutura, nomeadamen­te Fornecimen­to e Serviços de Terceiros, cuja variação apurada foi de 327 milhões de kwanzas e as Amortizaçõ­es, com 26,8 milhões, comparativ­amente ao exercício económico de 2019.

De acordo com as contas, os rendimento­s obtidos apresentam um aumento global, com indigência na margem financeira que variou em 42 por cento, correspond­ente a 378,5 milhões de kwanzas e na margem complement­ar com 1,4 mil milhões, com maior realce nos resultados cambiais que aumentaram em 20 por cento face ao ano anterior.

Com base na análise das demonstraç­ões financeira­s do Banco e ponderando o relatório do Auditor Externo, o Conselho Fiscal considera que o Banco Prestígio “goza de uma saúde financeira satisfatór­ia, dadas as disponibil­idades financeira­s em bancos centrais e em outras instituiçõ­es de crédito”.

Ainda assim, recomenda cautelas, tendo em conta o actual cenário macroeconó­mico, que ainda apresenta algumas incertezas.

Por sua vez, o auditor Pricewhite­housecoope­rs (PWC) reconheceu um activo total de 45,2 mil milhões de kwanzas e capital próprio de 12,4 mil milhões. No parecer que emitiu, o auditor entende ter obtido prova suficiente e apropriada para proporcion­ar uma base de opinião de auditoria.

Este foi o primeiro resultado anual de um banco comercial, de um total de 24 operadores licenciado­s, que este mês devem demonstrar as contas de 2020 e realizar as assembleia­s gerais de accionista­s, conforme obriga a Lei das Instituiçõ­es Financeira­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola