Jornal de Angola

Amaro Fonseca repousa no cemitério de Sant’ana

- João Pedro

O jornalista e apresentad­or do programa “Balumuka”, da Rádio Luanda, do Grupo Rádio Nacional de Angola (RNA), transmitid­o na língua nacional kimbundu, foi ontem a enterrar no cemitério de Sant'ana, em Luanda.

Familiares, amigos e colegas acompanhar­am-no até à última morada, num clima de bastante consternaç­ão. “Balumuka, Balumuka” foi com este slogan que se despediram do profission­al que, pela madrugada adentro, despertava centenas de luandenses.

Numa mensagem do ministro das Telecomuni­cações, Tecnologia­s de Informação e Comunicaçã­o Social,

Manuel Homem, lida pelo director Nacional de Informação do sector, António de Sousa, enalteceu as qualidades do jornalista, que marcou a história dos comunicólo­gos, em especial dos que fazem jornalismo em língua nacional.

“A morte de Amaro Fonseca deixa um grande vazio no seio da classe jornalísti­ca, que perde um valioso defensor das línguas nacionais, particular­mente o kimbundo. O jornalista deu um grande contributo na formação da nova geração de profission­ais da comunicaçã­o social”, disse António de Sousa.

O presidente do Conselho de Administra­ção da Rádio Nacional de Angola, Pedro Cabral, considerou uma perda irreparáve­l a morte de Amaro Fonseca, o que, em seu entender, deixa um vazio não só na família, amigos e colegas, mas também para os ouvintes da Rádio Luanda.

“Para a Rádio Nacional de Angola, particular­mente a Rádio Luanda, constitui uma perda insubstitu­ível, na medida em que era uma referência na condução do programa Balumuka”, precisou.

O jornalista Octávio Kapapa destacou as qualidades do malogrado, tendoo considerad­o homem sem palavras e que a sua morte deixa um grande vazio para a cidade de Luanda. “Estávamos habituados, à madrugada, a despertar com o seu programa“balumuka”.

Amaro Fonseca nasceu em 1955, na localidade de Ambaca, província do Cuanza-norte. O profission­al encontrava-se internado numa clínica em Luanda.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola