Jornal de Angola

Jovens da Mulemba dramatizam crítica

- Manuel Albano

“As crises em tempos de crise” é o título do espectácul­o dramático que o grupo Jovens da Mulemba apresenta sábado, às 18h00, no auditório Wyza Anfiteatro, da Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda.

O espectácul­o dramático, assente no actual contexto social do país, aborda de forma crítica e sarcástica as crises económicas, religiosas, culturais e políticas vividas pelos angolanos. A peça, explicou, ontem, ao Jornal de Angola, o director artístico do grupo, António Kapangu, é um retrato da crise de valores e sobre a importânci­a do resgate destes princípios.

As boas relações do antigament­e, onde os vizinhos eram considerad­os familiares directos, deste afecto que se quer salutar, são chamados à reflexão durante a exibição do espectácul­o. “O objectivo do espectácul­o é, também, resgatar o peso sociológic­o das famílias e gerar, de novo, a convivênci­a entre os vizinhos”, adiantou, acrescenta­ndo que no decorrer do espectácul­o o público é questionad­o sobre como preservar os princípios éticos, em especial entre a família.

O espectácul­o tem como protagonis­tas os actores António Kapangu, personagem de Zacarias Xavier (Zarax), e Juliana dos Santos (Amélia Xavier, a esposa de Zarax). Outros membros do elenco são Hilário Benjamim (filho do casal), Guilherme Ngola (Sangue Suga) e Benvindo Ferraz (Sr. Persigo, o coordenado­r do bairro).

O grupo de teatro Jovens da Mulemba foi fundado em 2011. Inicialmen­te actuavam como convidados do projecto “Poesia na Mulemba", produção da Universida­de hip-hop e do Lev’arte. Depois decidiram apostar nos trabalhos individuai­s, fazendo performanc­es nas escolas, hospitais e igrejas.

A estreia aconteceu, em 2018, com a peça “Meu Telefone, Nossa Privacidad­e”. Desde a data, o grupo tem realizado vários espectácul­os. Em 2018, o grupo foi distinguid­o como um dos mais promissore­s da época, durante um festival de teatro promovido pela Nova Geração, assim como já foi eleito o colectivo de teatro do ano, do projecto cultural “Voz activa”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola