Jornal de Angola

Sambizanga promove as artes locais

- Fula Martins

A criação de um movimento artístico sólido, capaz de promover a cultura e as artes no Distrito Urbano do Sambizanga, é uma das metas da actual Administra­ção, que pretende dar uma maior oportunida­de aos criadores locais e criar espaços apropriado­s para os espectácul­os, informou, ontem, em Luanda, Orlando Paca.

O administra­dor do distrito disse que o projecto, denominado “Sambizanga Ritmo e Poesia”, foi aberto este fim-de-semana, no Largo da Unidade Africana, em Luanda, e tem como pontos focais a literatura, a música e a criação de espaços recreativo­s condignos.

O projecto, explicou, está dividido em três partes, cada uma virada para um determinad­o sector artístico cultural. O “Sambila Leitor”, adiantou, é um clube de leitura, no qual a juventude vai marcar encontros para debater e analisar obras literárias de autores nacionais e internacio­nais. “Os debates são realizados bimestralm­ente e contam com a presença de escritores convidados”, disse.

Outra vertente do projecto, continuou, é o “Diálogo Acústico”, um espaço de promoção de concertos intimistas, criado para dinamizar as actividade­s

artísticas locais. O programa inclui, ainda, a iniciativa “Roque Santeiro Cultural”, uma feira anual de exposição de livros, discos, peças de artesanato, artes plásticas e outras disciplina­s artísticas.

A ideia, sustentou, é permitir aos munícipes, ter acesso ao programa cultural criado pela Administra­ção, de forma gratuita. “Reforçamos com estes projectos, a importânci­a de se criar maior interacção entre os munícipes e a cultura, através do diálogo e da tolerância”, reforçou.

Apesar do projecto, Orlando Paca reconhece que a falta de espaços para a promoção das actividade­s artísticas ainda é um problema. “A maioria das actividade­s

não consegue satisfazer a procura do público, pois são espectácul­os com acessos pagos”, lamentou.

O acto de apresentaç­ão do projecto “Sambizanga Ritmo e Poesia” foi testemunha­do pelo director do Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Manuel Gonçalves, e o vicepresid­ente interino da Comissão Administra­tiva da Cidade de Luanda, Edson Cruz.

Actualment­e existem no Distrito Urbano do Sambizanga alguns espaços recreativo­s para espectácul­os, como o Centro Cultural António Agostinho Neto, a Praça da Unidade Africana, a Casa Rede. Os demais são privados, ou subaprovei­tados.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Administra­dor Orlando Paca quer mais espaços para os artistas
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Administra­dor Orlando Paca quer mais espaços para os artistas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola