Jornal de Angola

Arena Yoyogi acolhe torneios de andebol

- Teresa Luís

A Arena Yoyogi alberga, de 24 de Julho a 8 de Agosto, os torneios de andebol, em ambos os sexos, dos Jogos Olímpicos de Tóquio'2020, com o lançamento da fase preliminar em masculino e a feminina no dia seguinte.

Os sorteios realizados em Basileia, Suíça, na sede da Federação Internacio­nal (IHF), colocou Angola (campeã africana) no Grupo A, com as similares da Coreia do Sul, Noruega (medalha de bronze dos Jogos do Rio), Montenegro, Holanda (campeã do mundo) e Japão.

Brasil, França (medalha de prata do Rio'2016), Hungria, Comité Olímpico Russo ( a Rússia é a campeã olímpica), Espanha (medalha de prata do último mundial ) e Suécia formam o Grupo B.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, Filipe Cruz, selecciona­dor nacional, sublinhou que na teoria os grupos parecem acessíveis, mas na prática é diferente.

“Os Jogos Olímpicos são o maior evento desportivo do mundo. Logo, as equipas todas apresentam-se ao mais alto nível. Da nossa parte não será diferente. Queremos fazer um bom torneio e, se possível, melhorar a prestação passada. Se ganharmos duas partidas garantimos presença na fase seguinte. Sempre vamos respeitar os adversário­s, e deixar a nossa marca”, salientou.

Nos Jogos do Rio, as Pérolas terminaram na oitava posição, classifica­ção inédita, após os triunfos diante da Roménia 23-19 e Montenegro (27-25).

Em masculinos, Argentina, Espanha (bronze no mundial), Alemanha (bronze no Rio'2016), França ( prata olímpica), Noruega e Brasil compõem o Grupo A, ao passo que no B figuram as selecções do Bahrein, Egipto (campeão africano), Portugal, Suécia (prata no mundial do Egipto), Dinamarca (campeão olímpico e do mundo) e Japão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola