Jornal de Angola

Gordo bate recorde de Mascarenha­s

- Job Franco

O nadador angolano Salvador Gordo bateu, ontem, o recorde nacional dos 200 metros estilos, na categoria de júnior, ao cronometra­r dois minutos, 11 segundos e 29 décimos.

O feito foi alcançando durante o Campeonato Russo de Natação, que está a ser disputado na cidade de Kazan, na piscina de 100 metros. O anterior recorde pertencia a Henriques Mascarenha­s, e estava fixado em dois minutos, 16 segundos e 71 décimos, desde 2019.

Hoje, o nadador disputa a prova dos 100 metros mariposa. Nesta segunda-feira, Salvador Gordo evidenciou a excelente forma desportiva, e bateu o próprio recorde, na categoria de júnior, dos 200 metros mariposa. O atleta melhorou dois segundos em relação à marca anterior, fixada em dois minutos e 11 segundos.

O atleta estabelece­u o recorde, em 2019, durante a disputa do Mundial da

Coreia do Sul. Gordo consta de um pacote destinado a atletas com os mínimos FINA, obtidos ao longo do ciclo olímpico, está a fazer um estágio de sete meses da Federação Internacio­nal de Natação (FINA), no Centro de Alto Rendimento de Kazan, Rússia.

O atleta encontra-se em solo europeu desde Janeiro passado, visando a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio'2020, de 23 de Julho a 8 de Agosto deste ano. Além dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o único angolano convidado da FINA prepara-se também para o Mundial de Abu Dhabi, de 13 a 18 de Dezembro deste ano.

O nadador, especialis­ta nos 100 metros mariposa, fica em solo europeu até Agosto do ano corrente. Gordo representa simultanea­mente o Sporting de Portugal, Plymouth Leander (Inglaterra) e 1º de Agosto (Angola). Do leque de selecciona­dos para o estágio constam ainda outros cinco nadadores africanos.

 ?? DR ?? Atleta procura os mínimos para marcar presença em Tóquio
DR Atleta procura os mínimos para marcar presença em Tóquio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola