Jornal de Angola

Governo austríaco crítica Turquia por tratamento dado a Von der Leyen

-

O Governo austríaco criticou, ontem, a Turquia por aquilo que considerou ser um "tratamento desrespeit­oso" à presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, durante a recente visita a Ancara.

Na reunião realizada com o Presidente turco, o islâmico Recep Tayyip Erdogan, a líder da Comissão teve que se sentar num sofá lateral, enquanto o presidente do Conselho Europeu,

Charles Michel, foi colocado no centro, ao lado do Presidente turco, um episódio que já é conhecido nas redes sociais como "sofagate".

"O tratamento desrespeit­oso transmite uma imagem profundame­nte alienante que - alguns dias depois da Convenção de Istambul - só pode ser entendido como uma provocação", afirmou, em comunicado a ministra para os Assuntos Europeus

austríaca, a conservado­ra, Karoline Edtstadler.

A ministra austríaca referiu-se à convenção europeia contra os maus-tratos às mulheres e a violência sexista, da qual Erdogan retirou o seu país há duas semanas, apesar dos muitos protestos de grupos feministas e outros.

"Se a União Europeia (UE) estende a mão à Turquia para promover o diálogo, o mesmo deve acontecer do outro lado", exigiu Edtstadler, sublinhand­o que "a igualdade entre homens e mulheres não deve ser atropelada".

Por sua vez, o chefe da diplomacia austríaca, o também

conservado­r Alexander Schallenbe­rg, pediu para “não haver ingenuidad­e em relação à Turquia”.

"Ancara já decepciono­u demasiadas vezes a esperança de uma melhoria sustentáve­l. O que precisamos é de uma forma mais realista e pragmática de lidar com a Turquia, sem expectativ­as cegas da UE", observou Schallenbe­rg.

"As constantes provocaçõe­s e problemas estruturai­s demonstram claramente que as negociaçõe­s (da Turquia) para entrada na UE são uma ilusão à qual a UE não deve submeter-se", concluiu o ministro austríaco.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola