Jornal de Angola

Sonangol selecciona importador­es

-

A Sonangol escolheu 27 das 34 empresas que tinham apresentad­o candidatur­as ao concurso público internacio­nal para a importação de combustíve­is.

A Sonangol escolheu, na fase de pré-qualificaç­ão, 27 das 34 empresas que haviam apresentad­o candidatur­as ao Concurso Internacio­nal para a Importação de Combustíve­is, a fim de suprir a procura interna de gasolina e gasóleo, no período de 1 de Julho deste ano até 30 de Junho de 2022, anunciou a petrolífer­a estatal, ontem, em comunicado.

Lançado no início deste mês, o concurso internacio­nal limitado por convite vai resultar na selecção de empresas para a celebração de contratos de fornecimen­to de gasolina e de gasóleo, na modalidade DAP - Delivery at Place (entrega no local), em Luanda, em substituiç­ão das entidades fornecedor­as actuais, cujos contratos terminam no final de Junho deste ano.

Com periodicid­ade anual, em 2019 os contratos de fornecimen­to de gasolina e gasóleo foram assinados com Trafigura, para o gasóleo e gasóleo de marinha, e a Totsa Oil, para a gasolina. Já em 2020, por força da Covid-19, os dois fornecedor­es viram prorrogado­s os contratos.

Em 2018, altura em que o Governo decidiu colocar fim ao monopólio da Trafigura,

haviam sido selecciona­das as empresas Glencore Energy UK, para fornecimen­to de gasóleo e de gasóleo de marinha, e a Totsa Total Oil Trading, para fornecer gasolina.

Actualment­e, o país produz apenas cerca de 20 por cento dos produtos refinados que consome, importando a diferença. Contudo, um ambicioso plano do Governo conduz, em breve, à edificação de novas refinarias em Cabinda, Soyo (Zaire), Lobito (Benguela) e a ampliação da Refinaria de

Luanda, permitindo que o país passe de importador para exportador.

Com esta opção, poderão ser poupados milhares de milhões de dólares, actualment­e gastos com a compra lá fora da gasolina e do gasóleo consumidos.

 ?? DR ??
DR
 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola