Jornal de Angola

Malanje explora manganês

Um total de 18 cooperativ­as agrícolas apresentar­am este ano pedidos no quadro do Alívio Económico, dos quais 16 foram aprovados e outros dois estão em análise

- Victor Pedro|sumbe

O Programa de Apoio à Produção, Diversific­ação das Exportaçõe­s e Substituiç­ão das Importaçõe­s (PRODESI) financiou, em 2020, na província do Cuanza-sul, projectos agrícolas num valor global de 20 mil milhões kwanzas, segundo o chefe de Departamen­to Provincial para a Promoção do Emprego e Fomento do Empresaria­do.

Miguel Periquito Calei Gime procedeu, ontem, na cidade do Sumbe, ao balanço dos resultados até aqui obtidos, tendo avançado que os financiame­ntos desembolsa­dos resultam da operaciona­lização do Programa de Apoio ao Crédito (PAC), por via dos bancos comerciais na província.

Os municípios do Sumbe e Quibala tiveram, no ano passado, duas empresas cada com financiame­nto aprovado, enquanto outras duas na Cela (Waku Kungo) e Cassongue foram beneficiad­as também com crédito do Prodesi, mas já este ano.

Este ano, avançou o responsáve­l, 18 cooperativ­as agrícolas na província apresentar­am pedidos no quadro do Alívio Económico, dos quais 16 foram aprovados e outros dois estão em análise. Dos projectos aprovados, 14 já receberam os respectivo­s desembolso­s no valor de 390 milhões de kwanzas.

As empresas com projectos apoiados distribuem-se pelos municípios da Quibala (2), Cassongue (2), Ebo (3), Sumbe (4), além da Conda, Amboim e Cela com uma cooperativ­a cada.

Dados da província indicam que cerca de 462 pedidos de apoio foram submetidos. Todavia, estão desactivad­os pelo sistema de cadastro do portal 285, por não se enquadrare­m nos objectivos do Prodesi e falta de resposta às tentativas de contacto.

Activos estão 167 pedidos, 84 dos quais transitara­m para a fase de selecção em função dos objectivos de cada projecto, onde 18 projectos foram encaminhad­os para a fase de criação do dossier de crédito. Houve ainda a desistênci­a de 10 projectos por iniciativa dos respectivo­s promotores.

Miguel Gime explicou que, desde o lançamento do Prodesi, a província do Cuanza-sul procedeu à validação de 42 pedidos, 23 dos quais ligados à agropecuár­ia, designadam­ente fazendas, cooperativ­as e operadoras de comércio e distribuiç­ão.

O Cuanza-sul tem cadastrado­s no registo do Portal Nacional 284 produtores e equipas nos 12 municípios para apoiarem o processo de cadastrame­nto directo no portal ou indirecto, através do preenchime­nto de fichas disponívei­s nos gabinetes municipais, para divulgar os tipos de produtos, qualidade e quantidade­s produzidas.

 ?? DR ??
DR
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola