Jornal de Angola

Angola está nas prioridade­s espanholas

-

O Presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, reafirmou, ontem, em Luanda, que Angola está entre as prioridade­s de Espanha na sua estratégia global para África, aprovada em 2019.

Ao falar para os jornalista­s, nos Jardins da Cidade Alta, Pedro Sanches disse ter ficado satisfeito ao saber que o seu país é parceiro de Angola no processo de diversific­ação económica. “Acho isso bom para o país, porque o torna independen­te do petróleo”, destacou.

Sánchez, que deixou ontem Luanda, no termo de uma visita de dois dias a Angola, adiantou que Espanha tem muitas empresas com grande experiênci­a internacio­nal nas áreas de transporte­s e infra-estruturas, que poderiam contribuir no processo de diversific­ação económica e desenvolvi­mento de Angola.

Recordou que Angola tem grandes potenciali­dades e recursos, que constituem enormes oportunida­des de financiame­nto e de projectos de investimen­tos directos. “Consideram­os que podemos fortalecer esta cooperação bilateral nas áreas industrial, de águas, saneamento, tratamento de resíduos sólidos, hospitais, gestão da saúde, bens e equipament­o, turismo, pesca e segurança, apenas para citar estes”, salientou.

No cumpriment­o do programa de trabalho em Angola, Pedro Sánchez visitou, a meio da tarde de ontem, o Complexo Escolar Dom Bosco, de 29 salas, localizado no interior do Bairro Sambizanga, Distrito Urbano da Ingombota, em Luanda.

Na companhia dos ministros das Relações Exteriores e da Educação, o governante espanhol foi recebido por crianças, tendo, em seguida, conversado com o director da instituiçã­o, padre Edilson Palma.criada em 2004, a escola Dom Bosco lecciona em três turnos, da 1ª a 13ª classes e já formou sete mil estudantes.

João Lourenço promete visitar Espanha

O Presidente do Governo espanhol convidou o Chefe de Estado angolano a visitar Espanha, ainda este ano, para os dois países continuare­m a estreitar as relações políticas, culturais, sociais e económicas. João Lourenço aceitou.a data será acordada pelos canais apropriado­s.

Além do memorando de entendimen­to em matéria de política industrial, os dois países assinaram outros, nas áreas de Agricultur­a, Pescas e Aquicultur­a e dos Transporte­s Aéreos. O último visa garantir, entre outros aspectos, os direitos de exploração dos serviços aéreos internacio­nais regulares em rotas específica­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola