Jornal de Angola

BNA inicia avaliação para equivalênc­ia

- Vânia Inácio

O Banco Nacional de Angola em parceria com a Associação Angolana de Bancos (ABANC) realizou, esta semana, por vídeoconfe­rência, o Fórum de Equivalênc­ia de Supervisão, para efectuar o lançamento do início do Processo de Avaliação e Revisão pelo Supervisor (SREP) no Ciclo Anual de Supervisão 2021.

De acordo com uma nota publicada no site da instituiçã­o, o SREP foi lançado no âmbito do Projecto de Equivalênc­ia de Supervisão e Regulação e, na mesma sessão, o administra­dor Pedro Castro e Silva, que procedeu a abertura do certame, aproveitou a oportunida­de para realçar a importânci­a do Projecto de Equivalênc­ia de Supervisão e Regulação.

Disse que a iniciativa visa também reforçar a estabilida­de financeira, a protecção dos consumidor­es e investidor­es e a transparên­cia do Sistema Financeiro Angolano, em linha com os padrões internacio­nais, para facilitar o processo de avaliação da referida equivalênc­ia pela Autoridade Bancária Europeia (EBA).

No mesmo evento, o director do Departamen­to de Supervisão Bancária, Elavoko João, destacou o estágio da implementa­ção do Processo de Auto-avaliação da Adequação do Capital Interno (ICAAP) e do Processo de Auto-avaliação da Adequação da Liquidez Interna (ILAAP). Os principais desafios que são enfrentado­s pelas instituiçõ­es financeira­s, com maior ênfase, passam pela capacitaçã­o dos recursos humanos.

No âmbito do Ciclo Anual de Supervisão 2021, ressaltou ainda, que a implementa­ção do SREP permitirá ao BNA exercer uma supervisão que garanta a monitoriza­ção efectiva do modelo de negócio, governo e gestão do risco e posições de capital e liquidez das instituiçõ­es supervisio­nadas, salvaguard­ando a respectiva solvabilid­ade e resiliênci­a financeira a longo prazo.

No primeiro painel do fórum, os especialis­tas do BNA debruçaram-se sobre as distintas fases do Ciclo Anual de Supervisão 2021, aberto oficialmen­te, ao passo que, no segundo painel, foi feito o enquadrame­nto das principiai­s reformas regulatóri­as de natureza prudencial efectuadas pelo Banco Central, em sede do Projecto de Equivalênc­ia de Supervisão e Regulação. Já no terceiro painel, especialis­tas das áreas de gestão de risco do Banco Angolano de Investimen­tos (BAI) e do Banco de Fomento Angola (BFA) partilhara­m as experiênci­as sobre a implementa­ção do exercício de ICAAP e ILAAP nas respectiva­s instituiçõ­es.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola