Jornal de Angola

FAB encurta calendário do Nacional masculino

Compromiss­os com a Federação Internacio­nal e a presença do campeão angolano no Africano de clubes estão na base das alterações ao figurino

- Armindo Pereira

O campeão da 43ª edição do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebo­l Unitel Basket será conhecido no próximo dia 29 do corrente, anunciou, ontem, a direcção da Federação Angolana da modalidade (FAB), em conferênci­a de imprensa.

Contrariam­ente ao que esteve inicialmen­te previsto, a prova maior da bola ao cesto vai culminar com a conclusão da primeira volta. Em causa está a participaç­ão do Petro de Luanda na edição inaugural da Basketball African League (BAL), a decorrer de 16 a 31 de Maio, em Kigali, capital do Rwanda.

De acordo com o director da competição, Tony Sofrimento, esta foi a solução encontrada após a reunião entre a direcção da entidade de tutela e os representa­ntes dos clubes, de modo a salvaguard­ar a presença do representa­nte angolano, em função das circunstân­cias.

"Não haveria espaço para a disputa do nacional nos mesmos moldes. As datas chocariam com a realização do Torneio Pré-olímpico e, posteriorm­ente, o Afrobasket' 2021.É imperioso termos o campeão nacional, antes que tudo isso aconteça. Há necessidad­e de honrar alguns compromiss­os que a FAB tem com a FIBA e os organizado­res da BAL", aclarou.

Segundo explicaçõe­s de Tony Sofrimento, os tricolores têm um compromiss­o de contrato, e em caso de incumprime­nto, o país corre o risco de perder alguns privilégio­s. A organizaçã­o decidiu que o representa­nte angolano deve ficar isento da eliminatór­ia:"qualquer violação voltamos à primeira forma".

A prova africana de clubes, no Rwanda, decorre entre 16 e 31 de Maio. O Petro deve escalar o palco da competição no dia 4, onde será submetido a pré e pós-testagem, antes da entrada para a bolha (isolamento dos atletas e pessoas directamen­te envolvidas na prova), com a finalidade de cumprir rigorosame­nte os protocolos sanitários.

Para acautelar que os jogadores fiquem um longo período inactivos, tendo em conta a preparação dos compromiss­os internacio­nais, a FAB fará disputar a Taça de Angola num formato excepciona­l, com a presença de oito participan­tes do nacional, de 7 a 29 de Maio. A turma do Eixo Viário abdicou, por razões óbvias.

Foi igualmente cogitada a possibilid­ade de retomar a competição após o regresso do Petro, cenário igualmente descartado pois o plantel tricolor poderá ficar 20 dias de quarentena, tal como aconteceu com a Selecção Nacional, ao retornar de Yaoundé, em Fevereiro último, após a disputa da segunda janela FIBA de qualificaç­ão para o Afrobasket.

 ?? JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Mudança dos moldes de disputa do campeonato nacional vai diminuir o número de partidas
JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO Mudança dos moldes de disputa do campeonato nacional vai diminuir o número de partidas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola