Jornal de Angola

Identifica­da possível nova estirpe do vírus

-

nova estirpe do vírus Sars-cov-2 foi descoberta na cidade brasileira de Belo Horizonte, por cientistas locais, que detectaram a combinação de 18 mutações nunca anteriorme­nte descritas, informaram fontes oficiais.

A descoberta foi feita por cientistas da Universida­de Federal de Minas Gerais (UFMG), do grupo hospitalar Hermes Pardini, da Universida­de Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da prefeitura de Belo Horizonte, capital estadual de Minas Gerais.

“A equipa sequenciou 85 genomas de SARS-COV-2 de amostras clínicas recolhidas da região metropolit­ana de Belo Horizonte e identifico­u dois novos genomas com uma coletânea de mutações ainda não descrita, caracteriz­ando uma possível nova variante de SARS-COV-2”, indicou a UFMG, num comunicado enviado à agência Lusa.

Esses dois novos genomas “estão em amostras recolhidas nos dias 27 e 28 de Fevereiro de 2021 e não existem evidências de ligação epidemioló­gica entre ambas, como parentesco ou região residencia­l, o que reforça a plausibili­dade de circulação dessa nova possível variante”, acrescenta o texto.

Segundo a nota, entre as mutações encontrada­s nessa nova estirpe, estão algumas compartilh­adas com as variantes brasileira­s P1 (detectada em Manaus) e P2 (encontrada no Rio de Janeiro), com a sulafrican­a B.1.1.351 e com a britânica B.1.1.7., todas associadas a uma maior transmissã­o do vírus.

Contudo, os especialis­tas ainda investigam se esta nova variante tem uma maior transmissi­bilidade ou se causa quadros clínicos mais graves nos pacientes infectados.

“Vale salientar que a mutação N501Y, presente nas linhagens P.1 e B.1.1.7, foi recentemen­te associada ao aumento de aproximada­mente 60% no risco de mortalidad­e em indivíduos infectados no Reino Unido”, frisou a Universida­de de Minas Gerais.

Todos os dados do estudo serão disponibil­izados em bases de dados públicos nacionais e internacio­nais e serão, posteriorm­ente, submetidos a periódicos científico­s.

“Os resultados da investigaç­ão requerem urgência de esforços de vigilância genómica na região metropolit­ana de Belo Horizonte e estado de Minas Gerais, para a avaliação da situação dessas novas variantes de SARS-COV2”, conclui o comunicado.

 ??  ?? Uma possível
Uma possível
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola