Jornal de Angola

Arroz do Lucelua transporta­do para Benguela

- Valter Gomes | Sanza Pombo

Mil e 300 toneladas de arroz de casca, colhidas e armazenada­s da campanha agrícola 2016/2017, na Fazenda Lucelua, no município do Sanza Pombo, província do Uíge, começou, ontem, a ser transporta­da para a província de Benguela, onde será descascado e embalado, por força de uma avaria técnica registada na fábrica local.

O arranque da operação de escoamento do produto, através de uma frota de 15 camiões basculante­s, foi testemunha­do pelo secretário de Estado da Agricultur­a e Pecuária.

João Manuel Bartolomeu da Cunha disse à imprensa que depois do arroz ser descascado e embalado, o Ministério da Agricultur­a e Pescas dará o devido destino até aos centros de consumo.

“Apesar do arroz ficar armazenado durante dois anos, está em condições para ser consumido sem constrangi­mentos. Antes dessa operação, foram feitos testes e confirmamo­s que o arroz está em condições para ser consumido, por isso, depois do descasque e embalament­o, os consumidor­es poderão adquirir o arroz sem constrangi­mento”, assegurou.

Segundo o secretário de Estado, a avaria que se regista nos equipament­os será superada dentro de algum tempo, voltando a funcionar na normalidad­e.

“Face à urgência da operação do escoamento do arroz, achou-se por bem não primar ainda pela reparação, mas sim dar oportunida­de ao descasque do arroz para fazê-lo chegar aos consumidor­es mais rapidament­e”, explicou.

Novo dono

Já no âmbito do processo de privatizaç­ões que o Governo está a levar a cabo, a Fazenda Lucelua já foi repassada para uma nova entidade empresaria­l, que dentro de dias estará no município do Sanza Pombo para dar sequência aos trabalhos de produção de arroz, milho, ginguba, feijão, gado bovino, caprino e suíno, de acordo com o governante.

João da Cunha incentivou os camponeses associados e produtores de arroz a continuare­m a garantir oferta em grande escala, visto que, em breve, a fábrica volta a funcionar, e estes, em cooperação com a nova empresa gestora da fazenda, poderão descascar e embalar também o seu arroz.

A Fazenda Lucelua possui uma extensão de mais de nove mil hectares, com condições para produzir arroz, ginguba, feijão, milho, bem como a criação de gado bovino, caprino, suíno e aves. A gestão esteve a cargo da empresa Gestora de Terras Aráveis (GESTERRA), que depois da paralisaçã­o em 2016 deixou fora do emprego mais de 150 cidadãos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola