Jornal de Angola

Políticos lembram o príncipe Filipe

-

Várias figuras da política europeia reagiram à morte do príncipe Filipe, que morreu, ontem, aos 99 anos, recordando uma “longa vida” ao serviço do Reino Unido e uma “grande figura do século” da história britânica.

Através das redes sociais, o ministro dos Negócios Estrangeir­os da Alemanha lembrou uma “longa vida ao serviço” do Reino Unido, enviando condolênci­as à Rainha Isabel II e à família real britânica.

“Estamos profundame­nte tristes com a perda de Sua Alteza Real, o príncipe Filipe. Os nossos corações e orações estão com a família real, com o povo da Commonweal­th (organizaçã­o que congrega Estados e território­s que integraram no passado o império colonial britânico) e com todos aqueles que o amaram muito. Viveu uma longa vida ao serviço do seu país”, referiu Heiko Maas, numa mensagem publicada na rede social Twitter.

O Primeiro-ministro da Irlanda, Micheál Martin, foi outro dos políticos europeus que reagiu à morte do príncipe consorte, declarando­se “triste” com a notícia.

“Triste ao saber da morte de Sua Alteza Real, o príncipe Filipe, duque de Edimburgo. Os nossos pensamento­s e orações estão com a Rainha Isabel II e com o povo do Reino Unido”, disse Micheál Martin, que também utilizou o Twitter para expressar as suas condolênci­as.

Já o secretário de Estado dos Assuntos Europeus francês, Clément Beaune, referiu que o príncipe Filipe foi “uma grande figura do século para o Reino Unido”.

“Pensamento­s e amizade para com o povo britânico”, acrescento­u Beaune. O duque de Edimburgo, príncipe consorte da Rainha Isabel II, morreu aos 99 anos, anunciou o Palácio de Buckingham. “É com profunda tristeza que Sua Majestade, a Rainha, anuncia a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o príncipe Filipe”esta manhã no Castelo de Windsor”.

 ?? DR ?? O príncipe Filipe completari­a 100 anos em Julho próximo
DR O príncipe Filipe completari­a 100 anos em Julho próximo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola