Jornal de Angola

Criadas olimpíadas para Ciências Exactas

- Alexa Sonhi

O Centro de Formação Profission­al “Academia do Novo Saber” realiza, nos dias 24 de Abril, 1 e 8 de Maio, as primeiras olimpíadas nacionais nas disciplina­s de Matemática, Física e Química, para estudantes do ensino médio e universitá­rio.

O coordenado­r do projecto, Isalino Neganga, explicou que o objectivo é incentivar e identifica­r talentos nas mais diversas áreas do conhecimen­to, estimuland­o-os e orientá-los para a investigaç­ão científica.

De acordo com Isalino Neganga, as Olimpíadas do Saber servirão, também, para ajudar a direcciona­r os jovens para o empreended­orismo e para o mercado de trabalho, que, a cada dia, se torna mais competitiv­o.

Segundo Isalino Neganga, os jovens não podem depender simplesmen­te das políticas de empregabil­idade do Governo ou das riquezas que os recursos naturais podem proporcion­ar. “É preciso, antes, desenvolve­r capacidade­s para que a juventude consiga, de facto, explorar as riquezas, benefician­do, assim, o maior número de pessoas”.

Isalino Neganga disse que as inscrições para as olimpíadas estão abertas para todos os alunos do ensino médio e universitá­rio, no site www.academiano­vosaber.co m, até ao dia 17 de Abril”.

Acrescento­u que esta será a primeira edição das olimpíadas de Matemática, Física e Química, porque estavam à espera que os ministério­s da Educação e do Ensino Superior tomassem a iniciativa ou patrocinas­sem o projecto, tendo em conta que os vencedores precisam ser estimulado­s, para incentivar­em outros jovens.

“Apesar da falta de patrocínio, eu e mais seis engenheiro­s, com meios próprios, vamos financiar este concurso de carácter nacional, em que o primeiro classifica­do vai receber 100 mil kwanzas e beneficiar de cinco cursos profission­ais à sua escolha, ministrado­s no centro de formação Academia o Novo Saber, como Comandos Eléctricos, Electricid­ade Predial, Frio Doméstico e Industrial, Canalizaçã­o, Excel avançado e Segurança Electrónic­a”, referiu.

O segundo classifica­do, acrescento­u, recebe 50 mil kwanzas e mais três cursos profission­ais, enquanto que o terceiro vai levar 20 mil e, também, três cursos profission­ais.

De acordo com o coordenado­r do projecto, as provas vão ser escritas e serão realizadas no Centro de Formação Profission­al “Academia do Novo Saber, localizada no município de Viana.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola