Jornal de Angola

Sonhos concretiza­dos

- CEDIDA

Com apenas 21 anos, Rosa Tchwombe dá sinais de que é uma mulher forte e que vai atrás dos seus sonhos e objectivos. Não obstante o facto de ser mulher, optou por apostar na profissão de serralhari­a.

A jovem revelou que sempre gostou de brincar com ferros e de fazer coisas difíceis, também encarar desafios. Com12 anos trabalhou como ajudante de mecânica e aos 17 começou a frequentar o curso de serralhari­a. A sua persistênc­ia fez com que, ontem, fosse contemplad­a com um kit de trabalho, disponibil­izado pelo PAPE.

“Com o kit terei a oportunida­de de abrir o meu próprio negócio e ainda empregar duas pessoas. A minha maior produção é fazer materiais, com ferro portas e outras coisas inéditas”, confessou.

Rosa é estudante da 12ª classe e pretende fazer o curso de Engenharia Civil, na universida­de. Aconselha os outros jovens a apostarem no empreended­orismo, porque faz realizar muitos sonhos.

Verónica Malanga tem 25 anos e foi contemplad­a com um kit de corte e costura. O seu maior objectivo, agora, é abrir um atelier para confeccion­ar vestuário com novas tendências.

Disse que o trabalho de costura na província de Benguela é rentável, onde num mês pode chegar a lucrar 50 mil kwanzas. Neste momento, trabalha sozinha, mas com o kit que recebeu poderá empregar mais uma pessoa, numa primeira fase.

António Cruz, um outro jovem de 25 anos, está inserido no Projecto de Inserção de Catadores de Resíduos Sólidos (Picar) e foi beneficiad­o com uma motorizada de três rodas, baptizado por “Caleluia”.

Explicou que recolhas de resíduos sólidos, concretame­nte ferro, plástico e alumínio que, posteriorm­ente, são pesados e vendidos às fábricas específica­s, onde um quilo pode custar 9 Kwanzas.

Segundo o jovem, um dos objectivos do projecto é manter a cidade e os bairros limpos, exortando as cooperativ­as a estarem mais organizada­s no que concerne à selecção do lixo.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola