Jornal de Angola

Teerão lança novos reactores nucleares

-

O Irão anunciou, ontem, a entrada em funcioname­nto de novos reactores em centrais modernizad­as que permitem enriquecer urânio mais rapidament­e e cuja utilização lhe está interdita ao abrigo do acordo sobre o nuclear de 2015.

O Presidente Hassan Rohani inaugurou uma linha de 164 máquinas IR-6 e outra de 30 IR-5, instaladas no complexo nuclear de Natanz (Centro do Irão), durante uma cerimónia em videoconfe­rência transmitid­a pela televisão do Estado.

A televisão estatal não difundiu a imagem destes equipament­os, mas engenheiro­s de bata branca a trabalhare­m em dupla, afirmaram, após receberem ordem de Rohani, que haviam começado a alimentar as máquinas com urânio gasoso.

Estes anúncios acontecem quando decorrem discussões em Viena entre a República Islâmica e outros Estados participan­tes no acordo de 2015 (Alemanha, China, França, Grâ-bretanha e Rússia) sobre como reintegrar os Estados Unidos no pacto concluído na capital austríaca.

Este acordo está moribundo desde que os Estados Unidos decidiram sair unilateral­mente, em 2018, desencadea­ndo uma série de sanções económicas e financeira­s contra o Irão.

Em resposta, Teerão começou a equipar-se com estes engenhos desde Maio de 2019 e o ritmo acelerouse nos últimos meses.

Os novos equipament­os IR-5 e IR-6 permitem enriquecer urânio mais rápido e em quantidade mais abundante do que os “de primeira geração” IR-1, os únicos que o acordo de Viena autorizou o Irão a utilizar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola