Jornal de Angola

Petro humilha arqui-rival e confirma bom momento

Tricolores deram passo importante para a revalidaçã­o do título ao vencer o maior concorrent­e com convincent­e”chapa cem”

- Armindo Pereira

Com uma exibição de encher os olhos diante do arquirival, o Petro de Luanda cimentou a liderança no Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebo­l, Unitel Basket, com 18 pontos, após derrotar, ontem, o 1º de Agosto, por 112-78, no Pavilhão da Cidadela, em desafio pontuável para a nona e última jornada da fase regular.

Há mais de uma década que não se assistia um resultado tão desproporc­ional entre as duas equipas mais tituladas do país.

Os campeões nacionais começaram por evidenciar o favoritism­o teórico decorridos cinco minutos. Muito certeiros nos lançamento­s de longa distância, os tricolores não mais abrandaram. Os militares tentavam responder, mas os diagramas ofensivos, pouco esclarecid­os, denotavam muita falta de concentraç­ão.

A equipa do Eixo Viário parecia não sentir pressão dos contrários e continuou a passear classe, e venceu o primeiro quarto por catorze pontos (34-20). A tranquilid­ade do resultado permitia que os petrolífer­os circulasse­m melhor a bola até encontrar um jogador em condições de assumir a finalizaçã­o, quer na zona interior quer fora dela.

Entretanto, as dificuldad­es do 1º de Agosto para transpor a defesa à zona continuava, razão pela qual optava pelo “tiro” exterior, mas com uma percentage­m muito fraca na concretiza­ção. Insatisfei­to com a falta de soluções da equipa, Manuel Sousa “Necas” tentou encontrar soluções no banco de reservas.

Pedro Bastos e Tárcio Domingos entraram para os lugares de Malike Cisse e Edson N'doniema, respectiva­mente, mas continuou a faltar a pré-disposição para reverter o resultado, ante um campeão nacional imparável, muito compacto, que aproveitou cada erro do adversário, para sair a vencer, por 60-34, ao intervalo.

No reatamento, o 1º de Agosto tentou correr atrás do prejuízo, mas ficou apenas pela intenção, pois o jogo exterior da equipa treinada pelo brasileiro José Neto continuava a fazer estragos, tal como na zona interior onde quase não houve ressaltos defensivos ganhos pelo adversário.

À medida que a partida se aproximava do final, o jogo dos rubro e negros tornou-se mais incaracter­ístico. Islando Manuel foi o mais inconforma­do, ao destacar-se com 19 pontos, ao passo que Carlos Morais e Childe Dundão foram os principais artífices da vitória tricolor, por 112-78, com 18 pontos cada.

O Interclube fechou a dupla jornada com pleno de vitórias, após vencer, por 87-78, o Vila Clotilde, assumindo assim isoladamen­te a segunda posição, com 17 pontos, mais um que o 1º de Agosto na terceira.

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Derrota com diferença expressiva destapa debilidade­s da formação afecta às Forças Armadas
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Derrota com diferença expressiva destapa debilidade­s da formação afecta às Forças Armadas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola