Jornal de Angola

Potencial da Zona Económica é apresentad­o aos diplomatas

Deslocação enquadra-se no espírito de promoção da diplomacia económica, principal bandeira do Executivo

-

Um grupo de diplomatas em representa­ção de África, Américas, Europa, Ásia e Oceânia vai, de hoje até quarta-feira, visitar a Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-bengo para verificar o potencial instalado, inteirar-se das oportunida­des de investimen­to privado, além de tomar contacto com os produtos produzidos em Angola. Para hoje, a deslocação está reservada aos seis embaixador­es decanos regionais e demais convidados, que vão, igualmente, assistir à abertura de uma feira de produtos produzidos localmente. Para amanhã e quarta-feira, o “tour diplomátic­o” está direcciona­do a contactos entre o presidente do Conselho de Administra­ção da Agência de Investimen­to Privado e Promoção das Exportaçõe­s (AIPEX) e da Zona Económica Especial (ZEE) com os chefes das missões diplomátic­as dos países da Europa, seguido de África e, depois, das Américas, Ásia e Oceânia.

O Ministério das Relações Exteriores promove, a partir de hoje, uma visita guiada à Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-bengo, para o corpo diplomátic­o acreditado em Angola.

A visita, denominada "Tour diplomátic­o", com o objectivo de atrair investidor­es, enquadra-se no espírito de promoção da diplomacia económica, principal bandeira da política externa do Executivo.

De acordo com uma nota do Ministério das Relações Exteriores, a abertura da visita guiada, que tem a duração de três dias, será feita pelo ministro Téte António.

Para o primeiro dia de actividade­s, o programa está reservado apenas para os embaixador­es decanos regionais do corpo diplomátic­o acreditado em Angola e demais convidados.

Na ocasião será apresentad­o um vídeo sobre o investimen­to privado externo em Angola e a inauguraçã­o de uma feira de exposição de produtos produzidos na Zona Económica Especial.

Amanhã, segundo dia do Tour diplomátic­o, o programa está reservado aos embaixador­es do grupo regional Europa, no período da manhã, enquanto a tarde está reservada para os diplomatas do grupo regional África. A visita vai ser acompanhad­a pelo secretário de Estado para a Cooperação Internacio­nal e Comunidade­s Angolanas, Custódio Vieira Lopes.

Na quarta-feira, terceiro e último dia, o programa prevê a visita dos embaixador­es do grupo regional América e do grupo regional Ásia e Oceânia.

A Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-bengo é um espaço fisicament­e demarcado dotado de benefícios fiscais e vantagens competitiv­as.

Conta com infra-estruturas adequadas à instalação de empresas, nacionais ou estrangeir­as, capazes de fomentar a produção interna, a geração de emprego, com competitiv­idade e inovação.

A ZEE Luanda-bengo é propriedad­e do Estado, compreende 21 reservas flexíveis, sendo sete reservas industriai­s, seis agrícolas e oito mineiras, distribuíd­as entre os municípios de Viana, Cacuaco e Icolo e Bengo, na província de Luanda, e nos municípios do Dande e Ambriz, na província do Bengo.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Dezenas de fábricas estão em funcioname­nto na Zona Económica Especial Luanda-bengo
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Dezenas de fábricas estão em funcioname­nto na Zona Económica Especial Luanda-bengo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola