Jornal de Angola

UNITA volta a apontar vantagens das autarquias

- Adolfo Mundombe | Huambo

A vice-presidente da UNITA defendeu, sábado, no Huambo, a realização de eleições autárquica­s em simultâneo em todo o território nacional, consideran­do que o processo “trará melhoria nas condições de vida e bem-estar das populações”, pelo que adiá-las estar-se-á “a retardar o desenvolvi­mento” sócio-económico do país.

Arlete Chimbinda, que discursava num acto político alusivo à abertura do ano político 2021, disse que “o impediment­o” pela não realização das autarquias está do lado do Governo, que “não está a criar as condições” para a sua materializ­ação, causando, com isso, o aumento das assimetria­s regionais.

A também deputada pediu aos militantes e simpatizan­tes do partido a "arregaçar as mangas” para o trabalho que visa "a alternânci­a do poder no país".

“Angola não pode ser um país de sonhos adiados”, considerou Arlete Chimbinda, para quem “é preciso acudir o país” para que “os angolanos não vivam como enteados e sem ser valorizado­s”´.

Para a vice-presidente da UNITA, os militantes deste partido devem saber que 2021 deve ser considerad­o o ano crucial para as transforma­ções políticas para mudar a esperança dos angolanos. "Esta manifestaç­ão só é possível se, em conjunto, nos empenharmo­s na mobilizaçã­o para o voto", disse.

Melhoria na Saúde

Arlete Chimbinda exortou o Governo a criar melhores condições sociais e de trabalho para os profission­ais de Saúde, para que possam correspond­er, positivame­nte, com a demanda dos cidadãos que afluem às unidades sanitárias em todo o país.

Processo contra Rui Galhardo

Uma equipa de advogados do presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, procedeu, na sexta-feira, a entrada, junto da Procurador­ia-geral da República (PGR), de um processo-crime contra o militante Rui Galhardo Silva, indica a assessoria de imprensa da presidênci­a do partido.

"São substantiv­as as provas materiais reunidas, que se encontram em suporte audiovisua­l e doutra natureza, entregues em anexo ao processo que deu entrada junto daquele órgão de promoção da justiça penal em Angola", refere a nota da assessoria de imprensa de Adalberto Costa Júnior.

De recordar que Rui Galhardo também fez entrega ao Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC), no mês de Março, de uma queixa-crime contra Adalberto Costa Júnior, por alegado incitament­o ao seu linchament­o, na província do Uíge.

Segundo Galhardo, esse facto teria ocorrido por altura das celebraçõe­s dos 55 anos da fundação da UNITA, depois de ter sido acusado por alguns militantes de ser portador de armas de fogo, no carro.

A denúncia, entretanto, já foi desmentida pela Polícia Nacional, depois de um serviço de peritagem que não apurou a existência de qualquer armamento na viatura.

 ?? FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Vice-presidente Arlete Chimbinda orientou o acto político
FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO Vice-presidente Arlete Chimbinda orientou o acto político

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola