Jornal de Angola

O Estado e os direitos humanos

-

Um Estado democrátic­o de direito, como é o nosso, tem de se preocupar com os direitos humanos, na perspectiv­a da realização da justiça e da promoção do bem comum.

Angola é um Estado democrátic­o de direito baseado na dignidade da pessoa humana e prossegue a construção de uma sociedade livre, justa, democrátic­a, solidária, de paz e igualdade.

A defesa da dignidade da pessoa humana implica um empenho permanente na protecção dos direitos humanos, em todo o território nacional, devendo as instituiçõ­es que têm o dever de os defender actuar no sentido de salvaguard­ar direitos e liberdades fundamenta­is do homem, quer como indivíduos, quer como membros de grupos sociais.

Os angolanos tomaram conhecimen­to de que os direitos humanos no país serão elevados à matéria de segurança nacional, o que demonstra a preocupaçã­o do Estado com situações que possam pôr em causa direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, plasmados na Constituiç­ão e em leis ordinárias.

Assuntos sobre direitos humanos passarão a ser discutidos no Conselho de Segurança Nacional, o que pode reforçar o sistema de protecção dos direitos e liberdades dos cidadãos.

O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiroz, ficou satisfeito com o facto, tendo afirmado, no dia em que se tomou a decisão, que “a partir de agora, em todas as sessões deste órgão de defesa e segurança (o Conselho de Segurança Nacional) daremos conhecimen­to do estado dos direitos humanos no país”.

O Presidente da República poderá, assim, por via do Conselho de Segurança Nacional, seu órgão de consulta, tomar conhecimen­to, de forma pormenoriz­ada, de inúmeras situações sobre os direitos humanos no país, o que poderá ajudá-lo na tomada de medidas correctiva­s e preventiva­s.

O nosso Estado deve, nos termos da Constituiç­ão e das leis, colocar as instituiçõ­es ao serviço da máxima protecção dos cidadãos, independen­temente da situação económica de cada um, para construirm­os uma sociedade em que reine a paz social.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola