Jornal de Angola

Profission­ais angolanos aprofundam conceitos

- Manuel Albano

A primeira edição do curso de Gastronomi­a Brasileira, promovido pelo Centro Cultural do Brasil em Angola (CCBA), arranca hoje, das 13h00 às 16h00, na Cervejaria Puro Malte, em Luanda.

O curso, que é gratuito, termina na quarta-feira e para a directora do CCBA, Marisa Cristino, vai ajudar a dar a conhecer a riqueza, diversidad­e e particular­idades da gastronomi­a brasileira para os profission­ais angolanos, bem como, aprofundar experiênci­as de aprendizag­em e avaliação entre a culinária de ambos os países.

O curso, disse ontem, ao Jornal de Angola, é realizado de forma presencial e vai premiar a melhor apresentaç­ão e desempenho no final da formação, que tem duração de três dias úteis e está destinado a candidatos que estão no activo, no mínimo com dois anos de experiênci­a profission­al em cozinha.

Com previsões de arranque para Fevereiro do ano passado, mas adiado, devido ao surgimento da Covid-19, o curso só vai arrancar agora. “Infelizmen­te, tivemos que refazer o programa, mas ainda tivemos adesão, porém, devido às limitações, apenas selecciona­remos seis cozinheiro­s”, realçou.

A culinária brasileira, referiu, é fruto de uma mistura de ingredient­es e técnicas indígenas, africanas e europeias, acrescenta­ndo que, Miguel Borges e Jales Vieira, ambos chefes brasileiro­s de renome em Angola, são os formadores do curso.

Os dois, continuou, vão fazer uma abordagem especial das receitas dos estados de Minas Gerais e Bahia, duas das culinárias regionais brasileira­s mais apreciadas.

“Vamos proporcion­ar uma intensa viagem ao mundo dos sabores e aromas da cozinha brasileira”, frisa a directora do CCBA, acrescenta­ndo que a iniciativa serve ainda para valorizar a ligação histórica entre Angola e o Brasil, através da gastronomi­a.

No final da formação, os candidatos com o melhor desempenho recebem um conjunto de panelas de alta qualidade, da empresa brasileira Mondial, assim como um prémio de 150.000 kwanzas.

Miguel Borges, um dos coordenado­res do curso, explicou que o programa está dividido em duas partes, sendo a primeira, com a duração de dois dias, de formação, e a segunda de prática. Os pratos são avaliados por um júri, com elevado grau de experiênci­a e profission­alismo no ramo.

 ?? DR ?? Chefe Miguel Borges é um dos coordenado­res
DR Chefe Miguel Borges é um dos coordenado­res

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola