Jornal de Angola

Administra­ção da Justiça apresenta contribuiç­ões

O diploma, de iniciativa do Presidente da República, foi aprovado, na generalida­de, com maioria qualificad­a de dois terços

-

A Assembleia Nacional ausculta, hoje, a Ordem dos Advogados, as Associaçõe­s dos Juízes de Angola e de Mulheres Advogadas e de Carreira Jurídica, bem como o Sindicato dos Magistrado­s do Ministério Público sobre a Proposta de Revisão Constituci­onal, submetida ao Parlamento pelo Presidente da República.

De acordo com uma nota da Assembleia Nacional, a reunião de auscultaçã­o às instituiçõ­es ligadas à administra­ção da justiça realizase na sala multiuso e tem início às 9h30.

A Assembleia Nacional aprovou, a 18 de Março, na generalida­de, a Proposta de Revisão Pontual da Constituiç­ão, de iniciativa do Presidente da República, com maioria qualificad­a de dois terços. Trata-se da primeira iniciativa de revisão constituci­onal, no âmbito da Constituiç­ão de 2010, em vigor há 11 anos.

A proposta, que passou com 157 votos a favor, nenhum contra e 48 abstenções, aborda, entre outros pontos, a clarificaç­ão do modelo de relacionam­ento entre o Titular do Poder Executivo e o Parlamento, em relação à fiscalizaç­ão política, bem como o direito de voto dos angolanos residentes no estrangeir­o.

O diploma prevê, ainda, a eliminação do gradualism­o na Constituiç­ão, a principal divergênci­a entre o Executivo e os partidos da oposição sobre a implementa­ção das autarquias, a afirmação do Banco Nacional de Angola como entidade independen­te e o estabeleci­mento de um período fixo para a realização das eleições. Ao apresentar o documento ao hemiciclo, o ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, disse que o país está perante uma iniciativa de revisão pertinente, útil e necessária.

A proposta prevê alterar 28 artigos, aditar seis artigos e fazer quatro revogações.

Outros pontos na agenda

Ainda hoje, na Assembleia Nacional, realiza-se, pelas 12 horas, uma reunião para a apreciação, discussão e votação do relatório parecer conjunto e o projecto de resolução sobre a substituiç­ão de um membro da CASA-CE na Comissão Nacional Eleitoral e o respectivo projecto de resolução.

Na mesma reunião é apreciado, discutido e votado os relatórios pareceres conjuntos e respectivo­s projectos de resolução sobre a substituiç­ão de membros indicados pelo MPLA, CASA-CE e FNLA nas comissões provinciai­s eleitorais.

Proposta aborda, entre outros pontos, a clarificaç­ão do relacionam­ento entre o Titular do Poder Executivo e o Parlamento, em relação à fiscalizaç­ão política, e o direito de voto no estrangeir­o

 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Parlamento ausculta, hoje, instituiçõ­es como a Ordem dos Advogados e a Associação de Juízes
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Parlamento ausculta, hoje, instituiçõ­es como a Ordem dos Advogados e a Associação de Juízes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola