Jornal de Angola

Executivo apresenta estratégia

-

O Governo angolano apresenta hoje à 68ª Sessão Ordinária da Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos Povos a sua Estratégia Nacional dos Direitos Humanos, um ano depois da sua aprovação.

A secretária de Estado para os Direitos Humanos e Cidadania, Ana Celeste Januário, por videoconfe­rência a partir das instalaçõe­s do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, apresenta o plano do Executivo no encontro que vai reunir responsáve­is seniores de diferentes departamen­tos ministeria­is que integram a Comissão Intersecto­rial para a Elaboração de Relatórios Nacionais dos Direitos Humanos (CIERNDH).

O encontro vai contar também com a participaç­ão da secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher, Elsa Bárber.

Durante o encontro, que acontece até o dia 4 de Maio, Ana Januário apresenta igualmente a situação dos direitos humanos em África.

Secretária de Estado para os Direitos Humanos e Cidadania

Angola apresentou, em Outubro de 2018, o seu Relatório Periódico de Implementa­ção da Carta Africana dos Direitos Humanos e dos Povos, bem como o Relatório Inicial do Protocolo Adicional sobre os Direitos das Mulheres em África, na 63ª Sessão Ordinária.

A Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos Povos é o organismo responsáve­l pela promoção dos direitos humanos e dos povos junto da União Africana e assegurar a respectiva protecção em África.

Recentemen­te, o Departamen­to de Estado norteameri­cano reconheceu os progressos feitos por Angola no domínio das reformas anticorrup­ção, e aplaudiu os “passos significat­ivos” que o país deu, no ano passado, no combate a este fenómeno e na responsabi­lização de funcionári­os públicos implicados em casos de corrupção.

O reconhecim­ento consta dum relatório divulgado em 30 de Março, cujas linhas essenciais passam pela identifica­ção de muitos dos principais desenvolvi­mentos positivos em Angola ao longo do ano passado, incluindo a aprovação de novas leis.

 ?? SANTOS PEDRO| EDIÇÕES NOVEMBRO ??
SANTOS PEDRO| EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola