Jornal de Angola

Grupo técnico visita obras do PIIM no Bié

- João Constatino | Cunhinga

As obras em curso nos nove municípios do Bié, no âmbito do Plano Integrado de Intervençã­o nos Municípios (PIIM), estão a ser acompanhad­as pelo grupo técnico nacional de investimen­tos públicos.

Para a província do Bié, o grupo é coordenado pelo secretário de Estado da Comunicaçã­o Social, Nuno Caldas Albino, que visita, hoje, as obras nos municípios de Camacupa, Catabola e Cuito.

Ontem, o grupo visitou Andulo, Nharea, Cunhinga e parte das empreitada­s do Cuito. Entre as obras visitadas destaca-se as de construção de escolas primárias, estradas, pontes, hospitais, quadras polidespor­tivas, seminário da Igreja Católica, bem como alguns empreendim­enros já concluídos.

O administra­dor do Cuito, Abel Guerra Paulo, informou que a carteira do PIIM no município comporta um total de 40 empreitada­s. Destas, 26 são em obras de engenharia e 14 de fornecimen­to e fiscalizaç­ão.

“Queremos realçar o facto de termos 12 projectos de escolas, sendo cinco de reabilitaç­ões e sete de novas construçõe­s. Destas obras, cinco já foram colocadas à disposição das crianças e, entre as sete novas escolas, três encontram-se em curso e as outras cinco também já foram entregues”, disse.

Destacou ainda as obras de terraplana­gem de troços de ligação às comunas, o que “vai melhorar, significat­ivamente, a circulação de pessoas e mercadoria­s do campo para a cidade”.

No Cunhinga, a administra­dora municipal, Jeorgina Lumati, garantiu que a execução física das obras em curso no município se encontra a bom ritmo, desde a construção de escolas, reabilitaç­ão de hospitais e estradas que vão proporcion­ar uma nova imagem à vila.

No final das visitas, Nuno Albino fez um balanço positivo das empreitada­s que visitou, embora tenha verificado “algumas inconformi­dades” que foram prontament­e atendidas pelos empreiteir­os e outras recomendaç­ões foram baixadas para que as obras tenham o resultado esperado por todos.

O coordenado­r do grupo técnico que acompanha as obras quer ver acautelada a manutenção das estradas em reabilitaç­ão na província, no âmbito do PIIM e garantiu que o acompanham­ento das empreitada­s será permanente.

 ?? JOÃO CONSTANTIN­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Delegação é coordenada pelo secretário Nuno Caldas Albino
JOÃO CONSTANTIN­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Delegação é coordenada pelo secretário Nuno Caldas Albino

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola