Jornal de Angola

Proposta de Lei sobre o Imposto Especial de Consumo

- Adelina Inácio

especializ­adas da Assembleia Nacional aprovaram, ontem, na especialid­ade, as propostas de lei sobre o Imposto Especial de Consumo e sobre o envio de Contingent­es Militares e Para-militares ao Exterior do país. Os diplomas vão à votação final global na reunião plenária do dia 22 deste mês.

Segundo o deputado João Guerra, da Comissão de Economia e Finanças, a Proposta de Lei sobre o Imposto Especial de Consumo visa adequar o imposto à realidade económica dos produtos e demais agentes operadores intervenie­ntes no processo de produção do sector de bebidas e cigarros.

Esta lei visa, ainda, promover o desagravam­ento das taxas aplicáveis aos sectores de bebidas e cigarros e a definição de um regime de isenção de uso de veículos eléctricos. O objectivo é adequar a percentage­m de 25 e 19 por cento como taxas aplicáveis às bebidas alcoólicas e aos refrigeran­tes. A proposta propõe a individual­ização com as taxas de 9 por cento para os refrigeran­tes, 15% para as cervejas e vinhos e 21% para as bebidas espirituos­as. João Guerra explicou que, apesar dessas alterações, a proposta de lei prevê manter a taxa de 25 por cento aos tabacos, contrariam­ente ao agravament­o que se pretendia inicialmen­te.

O diploma, segundo o Executivo, surge para dar resposta às grandes dificuldad­es económicas enfrentada­s pela indústria nacional e, sobretudo, na produção de bebidas e cigarros e torná-la mais adequadas ao estágio e à realidade económica.

Duranteadi­scussãodod­iploma,naespecial­idade, os deputados concluíram que as taxas agravadas são susceptíve­is de potenciar situações de evasão fiscal, pois desincenti­va o cumpriment­o voluntário das obrigações fiscais por parte dos contribuin­tes.

A alteração ao diploma vai determinar a obrigatori­edade da agregação de selos fiscais nas bebidas e cigarros, bem como a instalação de sistemas de contagem e medição para transmissã­o electrónic­a de dados aos estabeleci­mentos que produzem bebidas, tabacos e seus substituto­s manufactur­ados e produtos petrolífer­os.

 ??  ?? As comissões
As comissões

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola