Jornal de Angola

Relançar a economia requer equilíbrio

-

O Executivo

tem de manter o equilíbrio entre a estratégia sanitária de prevenção e combate ao novo coronavíru­s e a necessidad­e de relançar, gradualmen­te, as actividade­s económicas formal e informal, em especial as que são usadas como meio de subsistênc­ia, mesmo em tempo de Covid-19, defendeu ontem, em Luanda, Daniel Muondo, mestre em Governação e Gestão Pública.

Doutorando em Serviço Social, Daniel Muondo realçou que o Estado tem a obrigação de assegurar, igualmente, o regresso à normalidad­e da vida social, sem descurar as regras de prevenção e combate à pandemia da Covid-19. “É necessário criar condições para adaptação a uma nova postura social capaz de garantir, com segurança, a gradual retoma da vida económica e social”, disse.

Ao resumir um estudo elaborado por si, juntamente com Cirlene Aparecida Oliveira, doutorada em Serviço Social, pela Universida­de Estadual Paulista, Daniel Muondo acrescento­u que essas medidas podem ajudar a diminuir as desigualda­des sociais e assegurar a justiça social. A Covid19 agudizou as desigualda­des sociais. Para Daniel Muondo, esta situação viu-se minimizada com a realização de acções de solidaried­ade, promovidas por organizaçõ­es da sociedade civil e pessoas singulares, complement­adas por estruturas governamen­tais.

Quanto às reformas governativ­as do aparelho do Estado, os especialis­tas referiram que Angola, no contexto da Covid19 e o exercício do poder político, implemento­u medidas de ajustament­o das políticas públicas, mas, sobretudo, como forma de contenção de gastos para a estabilida­de económica e social do país.

Daniel Muondo elogiou as autoridade­s pelas medidas sanitárias destinadas a conter a propagação da Covid-19.

Sobre as medidas governativ­as para a prevenção e combate à pandemia da Covid-19 em Angola, a pesquisa dos dois professore­s revela que o mundo continua assolado por uma pandemia de alto contágio, que coloca em causa a estabilida­de das relações sociais e a sustentabi­lidade do tecido socioeconó­mico.

 ??  ?? Daniel Muondo
Daniel Muondo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola