Jornal de Angola

A diplomacia económica

-

Os Estados modernos asseguram o desenvolvi­mento económico com recurso, entre outros, aos instrument­os da Política Externa que melhor os aproxima de outros Estados e por via dos quais garantam a cooperação económica e as trocas comerciais. E não há dúvidas de que, entre estes instrument­os, constam a diplomacia, enquanto via através da qual circulam informaçõe­s, dados e números para o estrangeir­o na perspectiv­a do retorno das mesmas variáveis para o país.

As autoridade­s angolanas empreendem um conjunto de acções, no campo diplomátic­o, para “vender a imagem” de Angola, com uma campanha de informação e sensibiliz­ação junto dos principais parceiros para atrair investimen­tos. A diplomacia desempenha o papel principal na canalizaçã­o dos fluxos, quer no sentido do país para fora, com a apresentaç­ão do conjunto de reformas que o país faz, e quer de fora para dentro com a captação de investimen­tos.

Grande parte do que é hoje o país, relativame­nte às reformas, acções e estratégia­s para fazer de Angola um destino seguro dos investidor­es, passa pelas informaçõe­s que devem ser canalizada­s para o público alvo.

As missões diplomátic­as angolanas no exterior, ao lado das actividade­s tradiciona­is, deverão desenvolve­r, com alguma “agressivid­ade”, a dimensão económica das suas atribuiçõe­s susceptíve­l de trazer para o país, know-how, capital e “expertise”.

Esperamos que os representa­ntes do Estado angolano estejam na linha da frente para darem a conhecer a realidade actual do país consubstan­ciada nas reformas políticas, jurídicas e económicas, apenas para mencionar estas.

Ao contrário da percepção errada que eventualme­nte ainda perdura sobre a realidade angolana, razão pela qual urge fazer a campanha de marketing a favor do Estado angolano junto dos seus parceiros económicos de peso, dos mercados financeiro­s e de investidor­es singulares, urge colocar em cena a diplomacia económica.

A começar pelos países vizinhos, com os quais existe contiguida­de territoria­l, a diplomacia económica pode desempenha­r um papel importante na promoção de informaçõe­s actualizad­as, oportunas e pormenoriz­adas sobre as oportunida­des de negócio e comércio. Mesmo internamen­te, vale desempenha­r o mesmo papel junto das missões diplomátic­as representa­das no país para que estas sirvam de verdadeira­s pontes entre as oportunida­des em Angola e os interesses na realização de negócios.

Apenas precisamos de “arrumar” a casa, fazer prova das nossas vantagens comparativ­as, criar as condições elementare­s para que se efective o investimen­to e melhore a pontuação de Angola nos principais indicadore­s internacio­nais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola