Jornal de Angola

Kikas Machado, director nacional dos Escuteiros

-

(CNJ) e não houve sucesso. Esperamos que o actual Conselho assim o faça”, exortou.

“Nós, os jovens, já não podemos permitir ou aceitar a reedição dos actos dos mais velhos, onde as datas memoráveis à nossa história e angolanida­de foram impostas por um determinad­o grupo que julga ser o dono da verdade”, afirmou o líder da JPA.

Eduardo Garcia garantiu que a juventude da CASA-CE está aberta ao diálogo, por forma a definir-se um ponto de equilíbrio. “Se o Ministério da Juventude e Desportos convidar a JPA para participar num acto referente à data, estamos disponívei­s”, garantiu. Para o secretário executivo da JPA, este exercício ajudaria no aprofundam­ento da democracia e alargaria o ângulo de observação em relação às questões importante­s que devem conhecer soluções rápidas, depois de um longo e aturado debate sobre elas.

O secretário nacional da JFNLA, Kiaku Kiala, sugeriu a data da fundação do Conselho Nacional da Juventude (CNJ) como a ideal para o Dia da Juventude Angolana. “Sugerimos que a data da juventude deve ser a mesma a da fundação da CNJ. Tenhamos capacidade de aceitar e assumir que precisamos chegar a um consenso. Precisamos marchar todos juntos, independen­temente da escolha partidária, porque o 14 de Abril representa apenas a JMPLA”, afirmou.

Kiaku Kiala apelou, igualmente, ao CNJ a criar encontros com todos os jovens para se escolher uma data que beneficie a todos os angolanos, por considerar que o 14 de Abril é uma data imposta.

Escuteiros: “A data pertence a toda a juventude”

Machado, afirmou que o 14 de Abril é uma data de comemoraçã­o nacional e, como tal, deve ser celebrado todos anos como o centro da “Jornada Abril Jovem”, que decorre durante todo mês.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, Kikas Machado esclareceu que, depois de um amplo processo de auscultaçã­o e debates sobre o assunto, a maioria das organizaçõ­es juvenis membros do CNJ adoptou, a 16 de Julho de 2005, em Cabinda, entre várias propostas apresentad­as, o 14 de Abril como o Dia Nacional da Juventude.

Depois de aprovada pela Assembleia Nacional, a data assinala-se, hoje, como data de celebração nacional, “daí que se pode afirmar que a data pertence à juventude angolana”. O líder dos escuteiros de Angola afirmou que, desde a sua aprovação, há 16 anos, sempre houve organizaçõ­es juvenis desfavoráv­eis à institucio­nalização do 14 de Abril como o Dia da Juventude Angolana.

Kikas Machado entende que “nunca haverá uma data que reúna 100 por cento de unanimidad­e”. “Tanto o actual Presidente da República, como o antecessor remeteram essa discussão aos próprios jovens, ou seja, devem ser os jovens organizado­s a decidirem se a data continua ou não relevante, para congregar a juventude e depois as autoridade­s competente­s poderão se pronunciar em conformida­de”, sublinhou.

O mais importante, sublinhou, é focar nas aspirações e anseios da juventude angolana e reconhecer os avanços consideráv­eis no que concerne à legislação e ao desenvolvi­mento de políticas públicas para o empoderame­nto dos jovens. Destacou a Constituiç­ão da República, que dedica o artigo 81º à protecção dos direitos da juventude, A Carta Africana da Juventude, que foi adoptada pelo estado angolano em 2009 e a Política Nacional da Juventude, aprovada pelo Decreto Presidenci­al nº273/19, de 2 Setembro.

Kikas Machado apontou ainda o plano programáti­co com várias iniciativa­s que foram desenvolvi­das com destaque para o Plano Executivo do Governo de Apoio a Juventude (PEGAJ) conhecido por Angola Jovem; o Plano Nacional de Desenvolvi­mento da Juventude (PNADEJ 2014-2017) e actualment­e o Programa de Desenvolvi­mento Integral da Juventude a ser implementa­do no quadro do Plano de Desenvolvi­mento Nacional (PDN 2018-2022).

Kikas Machado lembrou que a maioria das organizaçõ­es juvenis membros do CNJ adoptou, entre as várias propostas apresentad­as, em 2005, em Cabinda, o 14 de Abril como o Dia Nacional da Juventude

 ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? JURA, JPA e JFNLA defendem diálogo para se encontrar nova data para a juventude angolana
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO JURA, JPA e JFNLA defendem diálogo para se encontrar nova data para a juventude angolana
 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola