Jornal de Angola

Água volta a jorrar hoje nas torneiras

- Avelino Umba

A água pode voltar a jorrar hoje nas torneiras das centralida­des do Sequele e Vida Pacífica, bem como no Pólo Industrial de Viana e arredores, depois de os moradores das referidas zonas terem ficado privados do líquido durante cinco dias, devido a uma avaria numa conduta da Empresa Provincial de Águas de Luanda (EPAL).

O Jornal de Angola esteve, ontem, no local onde se registou a avaria e soube que, no período da tarde, a água deveria começar a ser bombeada para o centro de tratamento do Sequele, para às 5h00 de hoje começar a ser distribuíd­a do referido centro para as outras zonas afectadas.

Uma fonte da EPAL no terreno, que não quis gravar a entrevista nem se identifica­r, garantiu à reportagem deste jornal ter sido concluído o trabalho das junções de tubos que haviam sido desacoplad­os, restando apenas o trabalho de encher as ravinas com solo vermelho.

“Foi um trabalho árduo da equipa da EPAL que não poupou esforços para que amanhã (hoje) a situação seja ultrapassa­da e as zonas afectadas voltem a ter água de forma normal”, concluiu.

A falta de água nos locais referidos ocorreu no início da manhã de sábado, após o registo de uma avaria num grupo de electrobom­ba, na estação de tratamento de água do centro de Distribuiç­ão de Candelabro, superada na tarde de domingo.

Mas, após a superação da avaria, a água não chegava ao centro de tratamento do Sequele por causa do desacoplam­ento de tubos da conduta, em consequênc­ia de uma ravina que progrediu um quilómetro e meio e danificou a conduta de 600 milímetros que transporta a água do centro de tratamento de Candelabro para as referidas zonas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola