Jornal de Angola

EUA enviam mais 500 tropas para Alemanha

-

Os Estados Unidos vão enviar mais 500 soldados para a Alemanha, onde a presença militar norte-americana tinha sido questionad­a pelo ex-presidente Donald Trump, anunciou, ontem, o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin.

"Informei a ministra da Defesa (alemã) da nossa intenção de enviar, a título permanente, cerca de 500 militares adicionais dos EUA para a região de Wiesbaden (Oeste) a partir deste Outono", disse o secretário de Estado num comunicado comum com homóloga alemã, Annegret Kramp-karrenbaue­r.

"É uma excelente notícia que não só o Presidente Joe Biden tenha anunciado que os planos de retirada foram abandonado­s, mas que, pelo contrário, estas tropas aqui na Alemanha estão a ser reforçadas", saudou a ministra alemã, que olha para esta decisão como "um sinal muito forte de unidade".

Este anúncio rompe com a estratégia da Presidênci­a de Donald Trump, durante a qual o ex-presidente norteameri­cano criticou constantem­ente a falta de envolvimen­to financeiro da Alemanha na área da segurança e dentro da OTAN, anunciando que tencionava reduzir o efectivo militar dos EUA naquele país.

A presença militar norteameri­cana na Alemanha já tinha sido reduzida acentuadam­ente desde a queda do Muro de Berlim, de 200 mil soldados em 1990 para 34.500 este ano.

Austin prometeu que a Alemanha "continuará a ser um importante parceiro económico e de segurança" dos Estados Unidos "nos próximos anos".

"É por isso que fortalecer as nossas relações com a Alemanha é uma das principais prioridade­s do Governo dos EUA", explicou o secretário de Defesa.

O polémico projecto de gasoduto russo-alemão Nord Stream 2 - que está em fase de conclusão e ao qual os Estados Unidos se opõem - não deve constituir um empecilho para esta intenção de reforço de presença militar.

"Expressamo­s a nossa oposição a esse acordo e ao poder que ele dá à Rússia. Mas não vamos deixar que essa questão atrapalhe o excelente relacionam­ento que temos com a Alemanha", explicou Austin.

 ?? DR ?? Tropas norte-americanas são reforçadas na Europa
DR Tropas norte-americanas são reforçadas na Europa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola