Jornal de Angola

Luanda acolhe disputa das provas nacionais

- Teresa Luís

A 42ª edição dos Campeonato­s Nacionais seniores masculinos e femininos de andebol disputam-se, de 27 do corrente a 9 de Maio, numa organizaçã­o conjunta entre a Federação Angolana (FAAND) e a Associação Provincial de Luanda (APAL).

O Pavilhão Principal da Cidadela e o Arena do Kilamba são os prováveis recintos que vão acolher a maior prova do calendário da FAAND. Até 19 do mês em curso, as equipas devem fazer inscrição e confirmar a participaç­ão junto do órgão reitor da modalidade.

A apresentaç­ão e sorteio dos nacionais está a agendada para 23 do corrente, no anfiteatro Paulo Bunze, enquanto a reunião técnica acontece três dias depois.

Progresso Sambizanga, 1º Agosto, Petro de Luanda, Electro do Lobito, Academia, Maculusso, Casa do Pessoal do Porto do Lobito e Escolinha São João do Huambo (femininos), Banca, Organizaçõ­es Joyce de Cabinda, Desportivo da Lunda-norte, Escolinha do São João do Huambo, Atlético do Namibe, Petro de Luanda, 1º de Agosto e Interclube (masculinos) são as formações com interesse em competir.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o director técnico da FAAND e porta - voz da prova, António Costa, explicou que a participaç­ão da Escolinha do São João do Huambo está condiciona­da.

"Está dependente das condições de alojamento em Luanda. Se conseguire­m preços mais ou menos razoáveis vêm. Mas é difícil haver preços razoáveis", disse. Segundo o regulament­o da FAAND, só disputam os nacionais as equipas que jogarem os respectivo­s provinciai­s.

Nesta senda, o conjunto da Banca encontra-se numa situação de irregulari­dade. "Estamos num ano atípico e exige de nós medidas excepciona­is. Por falta de condições para realização de testes, a Banca não disputa o provincial. Vamos abrir uma excepção. O Interclube e 1º de Agosto provavelme­nte vão inscrever as duas equipas", realçou.

Quanto à criação de condições de bio-segurança, António Costa disse não ter nada ainda definido, mas as condições financeira­s das distintas formações são do conhecimen­to da Federação.

"Vamos ver até que ponto podemos ajudar. Pretendemo­s contar com o apoio dos Ministério­s da Juventude e Desportos e da Saúde", concluiu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola