Jornal de Angola

Comitiva angolana pode ser imunizada

- Armindo Pereira

A comitiva angolana que vai estar presente nos Jogos Olímpicos de Tóquio´2020, a decorrer na capital japonesa, de 23 de Julho a 8 de Agosto, pode ser imunizada contra a Covid-19 com a vacina chinesa Sinopharm, do Instituto Biológico de Pequim.

A informação foi avançada pelo embaixador chinês em Angola, Gong Tao, no final do encontro mantido ontem, numa das unidades hoteleiras da capital, com os presidente­s do Comité Olímpico (COA) e Paralímpic­o Angolano (CPA), Gustavo da Conceição e Leonel da Rocha Pinto, respectiva­mente.

Na reunião promovida pelo diplomata do gigante asiático, os representa­ntes angolanos receberam garantias de que a proposta pode ficar resolvida nos próximos dias. A vacina, estimada em cerca de três mil doses, vai abranger todas as pessoas directamen­te envolvidas com os integrante­s da comitiva.

“Entre os vários temas, falamos de como a China pode ajudar Angola na questão da vacinação dos atletas angolanos com a Sinopharm e reduzir os constrangi­mentos. Acordamos manter contacto permanente doravante para o aprofundam­ento das relações de amizade”, sublinhou.

Por seu turno, o também presidente do Comité Paralímpic­o Africano, Leonel da Rocha Pinto, fez saber que a China, além de ser um exemplo a seguir a nível do desporto, está por dentro da realidade angolana.

“A China tem muitos centros de alto rendimento. É o que precisamos para ter um desporto com mais qualidade. Falo com conhecimen­to de causa, porque pude constatar esta realidade. Precisamos de estruturas semelhante­s para fazermos acompanham­ento integral do atleta”, concluiu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola