Jornal de Angola

Descoberto local secreto com ossadas das vítimas do “27 de Maio”

- Santos Vilola

Membros da Comissão para a Implementa­ção do Plano de Reconcilia­ção das Vítimas de Conflitos (CIVICOP) visitam, na próxima semana, um local secreto, onde foram encontrada­s ossadas das vítimas do “27 de Maio de 1977”, para a posterior exumação dos restos mortais.

O anúncio foi feito, ontem, em Luanda, pelo ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiroz, na qualidade de coordenado­r da CIVICOP, no final de uma visita de acompanham­ento de familiares das vítimas de conflitos políticos, desde 11 de Novembro de 1975 a 4 de Abril de 2002, ao Laboratóri­o Central de Luanda.

Francisco Queiroz, que não revelou o local exacto para não “ser contaminad­o” por invasão popular que possa atrapalhar o trabalho de perícia na recolha e tratamento dos restos mortais, garantiu que as condições estão a ser criadas para a exumação das ossadas.

Há 44 anos, trágicos acontecime­ntos que se seguiram ao 27 de Maio vitimaram um número indetermin­ado de cidadãos. Dos restos mortais (ossadas) a serem localizado­s estão os de Alves Bernardo Baptista (Nito Alves), Jacob João Caetano (Monstro Imortal), Ernesto Eduardo Gomes da Silva (Bakalof), Sita Maria Dias Valles (Sita Valles), José Jacinto da Silva Vieira Dias Van-dúnem (Zé Vandúnem), António Urbano de Castro (Urbano de Castro) e David Gabriel José Ferreira (David Zé).

Constam ainda os nomes de Artur de Jesus Nunes (Artur Nunes), Pedro Fortunato, Arsénio José Lourenço Mesquita (Sianuk), António Lourenço Galiano da Silva e Domingos Ferreira de Barros (Sabata), além de ex-militares da 9ª Brigada, do Destacamen­to Feminino e da DISA.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola