Jornal de Angola

UNITA pede inquérito ao Banco Central

- Yara Simão|

A UNITA defende a criação de uma comissão parlamenta­r de inquérito ao Banco Nacional de Angola e ao Ministério das Finanças para determinar a extensão das conexões fraudulent­as com os órgãos auxiliares do Presidente da República.

O posicionam­ento foi manifestad­o, ontem, em Luanda, pelo presidente do grupo parlamenta­r daquele partido, Liberty Chiyaka, em conferênci­a de imprensa, na sequência do escândalo financeiro que envolve altos quadros da Casa de Segurança do Presidente da República.

A UNITA, segundo ainda Liberty Chiyaka, exige a demissão do governador do e do responsáve­l da Unidade de Informação Financeira do BNA.

“Os relatos que vieram a público sobre a custódia ou posse indevida de fundos públicos em casas particular­es são alarmantes”, considerou o deputado, para quem estes relatos devem constitui-se em factores de mobilizaçã­o para o Estado estabelece­r mecanismos eficazes de gestão e controlo preventivo­s de certas rubricas orçamentai­s.

Chiyaka considerou um fracasso o combate à corrupção realizado pelo Presidente da República e que a Assembleia Nacional deve ajudar nesta tarefa.

“É de interesse geral que o combate à corrupção não seja considerad­a pela sociedade uma mera estratégia de distracção devido ao fracasso da governação, o que já pode levar-nos a esta conclusão porque são muitos os casos sem responsabi­lidade política, civil e penal”, disse.

Por esse motivo, referiu, o grupo parlamenta­r da UNITA propõe uma reforma profunda aos órgãos auxiliares do Presidente da República. A bancada da UNITA prometeu apresentar “medidas legislativ­as adequadas” para aperfeiçoa­r os mecanismos de execução e controlo de certas despesas militares e apoiar o Titular do Poder Executivo na melhoria da qualidade da despesa pública, no quadro do princípio democrátic­o de direito.

 ?? DR ?? Liberty Chiyaka, líder do grupo parlamenta­r da UNITA
DR Liberty Chiyaka, líder do grupo parlamenta­r da UNITA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola