Jornal de Angola

Grupo armado mata 11 mineiros na RDC

-

Pelo menos 11 pessoas foram mortas por um grupo armado, na província de Ituri, no Nordeste da República Democrátic­a do Congo (RDC), afirmaram, ontem, algumas fontes à agência de notícias AFP.

Onze mineiros foram mortos por um grupo armado local que assumiu o controlo de uma área de exploração de minérios na região, disse o regedor da comuna de Mungwalu (na região de Djugu), Jean-pierre Pikilisend­e, ao correspond­ente da AFP em Bunia.

Já o Barómetro de Segurança de Kivu (KST), um grupo de especialis­tas que identifica a violência no Leste do Congo, referiu que doze civis foram executados numa área de exploração mineira no território de Djugu.

Numerosas milícias e grupos armados actuam na província de Ituri, bem como no vizinho Kivu do Norte, duas províncias em Estado de Sítio e administra­das por militares desde o passado dia 6 de Maio.

Um grupo armado muçulmano de origem ugandense, as Forças Democrátic­as Aliadas (ADF), classifica­do pelos Estados Unidos entre os “grupos terrorista­s” afiliados ao grupo extremista Estado Islâmico, cometeu nos últimos meses repetidos assassínio­s contra populações civis.

Entretanto, a identidade precisa dos responsáve­is por esses massacres muitas vezes permanece desconheci­da.

Pelo menos, 50 civis, homens, mulheres e crianças, foram mortos desta forma, a maioria com catanas depois de ser amarrada, na noite de domingo para segunda-feira, em duas aldeias da província de Ituri.

De acordo com o correspond­ente da Agência France Press (AFP) em Bunia, que pode fazer uma visita ao local na quarta-feira, 53 pessoas foram mortas, 21 destas n a aldeia de Tshabi e 32 na de Boga.

As 53 vítimas foram enterradas em quatro valas comuns. Vários moradores, incluindo, pelo menos, quatro mulheres, foram feitos reféns, mas o número exacto permanece é desconheci­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola