Jornal de Angola

Ex-rebelde chefia novo Governo no Mali

-

O Presidente interino do Mali, coronel Assimi Goita, nomeou, ontem, como novo Primeiro-ministro Choguel Kokalla Maiga, líder do movimento 5 de Junho-rally das Forças Patriótica­s, o mesmo grupo que participou na acção que levou à queda de Boubacar Keita, no ano passado.

Segundo a AFP, Goita pediu apoio para a sua opção por um Primeiro-ministro do movimento de oposição M5, um grupo outrora poderoso que os militares deixaram de lado após o golpe de Agosto do ano passado. O novo Presidente de transição, disse ainda que o novo Primeiro-ministro fará uma ampla consulta entre as diferentes facções para formar um “Governo inclusivo”.

Numa reunião de crise realizada domingo no Ghana, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) decidiu suspender o Mali e instou

Assimi Goita a nomear um novo Primeiro-ministro civil e forjar um novo “Governo inclusivo”. A pressão internacio­nal aumentou quando a União Africana e o bloco Ecowas da África Ocidental suspendera­m o Mali e pediram um retorno ao Governo civil. Na declaração, na quarta-feira, a UA apelou aos militares para “regressare­m com urgência e incondicio­nalmente ao quartel e se absterem de mais interferên­cias nos processos políticos no Mali”.

A organizaçã­o, advertiu ainda que se os militares não devolvesse­m o poder aos líderes civis de transição, não hesitará em “impor sanções específica­s e outras medidas punitivas”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola