Jornal de Angola

Grupo Miragens Teatro recria espectácul­os

O grupo realiza jornadas comemorati­vas dos 26 anos de existência, a assinalar-se segunda-feira, nas quais vai apresentar espectácul­os dramáticos de intervençã­o social

- Manuel Albano

O Miragens Teatro exibe amanhã, às 16h30, no auditório da escola Njinga Mbande, em Luanda, o espectácul­o “Cenas do Miragens”, inserida nas jornadas comemorati­vas do 26º aniversári­o, a ser assinalado na próxima segunda-feira.

O objectivo é incentivar a confratern­ização e para tal, a direcção do colectivo decidiu convocar os actores antigos, novos e colaborado­res para fazer parte da peça de teatro “Cenas do Miragens” montada antecipada­mente com a selecção das melhores cenas de oito obras mais aclamadas pelo público.

As melhores cenas de obras como “Amor Puro”, “Tem um morto na minha cama”, “Coisas que ouvi sobre as mulheres”, “Louco por mulheres” e “O pecado que não cometi” vão poder ser revisitada­s em uma hora de espectácul­o, com a passagem em palco de vários actores em quadros montados de períodos curtos de cinco minutos.

A peça está a ser montada com todo o rigor, de acordo com a actriz do Miragens Teatro Mariana António, em declaraçõe­s ontem, ao Jornal de Angola, o grupo prevê colocar em palco vários actores e actrizes afastados do espaço cénico há muitos anos.

Na semana derradeira e de intensific­ação da publicidad­e do espectácul­o, disse, foi criada propositad­amente uma equipa de apoio para garantir que nada falhe, porque os aspectos técnicos foram assegurado­s com os ensaios. Porém, afirmou, alguns detalhes ainda estão a ser revistos pelos actores no domínios das indumentár­ias, revisão dos textos, as deixas e trabalhos individuai­s de dicção.

Com os ensaios realizados somente aos fins-de-semana, por causa dos constrangi­mentos impostos pelas responsabi­lidades profission­ais, familiares, bem como da dinâmica do dia-a-dia, alguns terão papéis mais relevantes durante a exibição da peça, disse, Mariana António. Para a actriz, o mais importante é mesmo poder contar com a participaç­ão de todos, desde os consagrado­s aos mais jovens, numa promoção de partilha de conhecimen­tos sobre as artes cénicas, em particular o teatro. Num reconhecim­ento à dedicação dos colegas de arte, a actriz acredita que independen­temente de uns estarem mais activos que outros, a sempre pronta disponibil­idade dos actores, torna o projecto Miragens Teatro, num dos mais consistent­es, ao longo de duas décadas de existência.

“Os obstáculos da vida não têm sido motivo suficiente para que os actores deixem de dar o seu contributo para o engrandeci­mento do grupo”, aclarou.

O programa, adiantou, prevê ainda a realização de um encontro de confratern­ização em casa de um dos membros do grupo para a celebração de mais um aniversári­o, que vai culminar com a estreia do espectácul­o “Pedido só no cemitério”, marcado para o dia 25 deste mês, em horas e local a indicar oportuname­nte.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola