Jornal de Angola

Motores “ensurdecem” ruas do circuito de Baku

Max Verstappen pretende manter comando do campeonato e Lewis Hamilton recuperar posição perdida no GP de Mónaco

- Altino Vieira Dias

Agora, vem a República do Azerbaijão. O Grande Prémio de Mónaco já ficou para a história. O GP do Azerbaijão (antes chamado GP da Europa) é realizado desde 2017 no circuito internacio­nal de Baku, com as mesmas caracterís­ticas do de Mónaco. Aí os pilotos são obrigados a ter o máximo de atenção, porque uma falha pode ser fatal.

O vencedor da prova inaugural foi o australian­o Daniel Ricciardo, que na altura pilotava pela Red Bull Renault, e o último foi o finlandês Valtteri Bottas, da Mercedes.

O circuito de Baku é bem conhecido pelo incidente polémico que envolveu o alemão Sebastian Vettel e o inglês Lewis Hamilton.

A Red Bull está a fazer a melhor campanha na era híbrida, pois o último ano da parceria com o motor da Honda está a funcionar da melhor maneira. O holandês Max Verstappen, da Red Bull, vai para Baku como o piloto de topo na Fórmula 1. Verstappen lidera o campeonato com mais quatro pontos do que Hamilton, da Mercedes, e 49 acima do também inglês Lando Norris, da Mclaren. Com um ritmo incrível na presente temporada, ninguém duvida que esta pode ser a melhor temporada para Verstappen.

No Grande Prémio passado, o holandês liderou a corrida do princípio ao fim, apesar de não ter conquistad­o o primeiro lugar da grelha de partida. Max deseja obter a terceira vitória no campeonato, lutar pelo título de campeão e sente que a oportunida­de pode ser nesta temporada. O piloto acertou as contas, em 2019 e 2020, com o passado desastroso de anos anteriores. Os erros já são coisas do passado, e crê que está a ter um desempenho muito melhor do que os de 2017 e 2018. Verstappen acalenta o sonho de ser um dos pilotos mais temidos na presente temporada, a par de Hamilton.

Se por um lado Verstappen deseja obter a terceira vitória no campeonato, já no Azerbaijão, por outro, o monegasco Charles Leclerc “voa” para as ruas de Baku, também com a vitória em mente. Em Mónaco, Leclerc teve uma reacção furiosa. Bateu

Verstappen, Bottas, Norris e o espanhol Carlos Sainz na luta pela pole. Será que a Ferrari se vai destacar em Baku e dar a Leclerc ou a Sainz a primeira vitória do campeonato de 2021?

O monegasco vai com o “peso na consciênci­a” de ser o principal culpado da derrota da Ferrari na quinta corrida do campeonato (Mónaco). As actualizaç­ões feitas no carro funcionara­m muito bem, e a “pole” em Monte Carlo foi uma prova indiscutív­el disso.

A Ferrari mostrou um bom trabalho de equipa em Mónaco, pois Sainz conseguiu o primeiro pódio pela equipa de Maranello na presente temporada, apesar de ser muito “madrugador” ainda para elogios. Para os amantes da modalidade, a Ferrari vai melhorar mais ainda nas próximas corridas, e irá encurtar a diferença para a Mclaren, Mercedes e Red Bull.

O circuito citadino de Baku, no Azerbaijão, favorece e dá vantagem aos melhores posicionad­os na grelha de partida. Nas 59 voltas, 20 curvas, os pilotos serão obrigados a demonstrar as suas proezas automobilí­sticas. Lewis Hamilton não conseguiu ir além do sétimo lugar na pole e na corrida de Mónaco. Conseguirá o inglês dar a volta ao resultado e voltar à liderança em Baku, no Azerbaijão? Lando Norris, Valtteri Bottas e Charles Leclerc pretendem interrompe­r o domínio arrasador de Verstappen e Hamilton e o seu ciclo de vitórias. Conseguirã­o estes pilotos batê-los?

Ambos têm desafios tão importante­s, como a vontade de Verstappen aumentar a vantagem no campeonato e a de Hamilton regressar à liderança. No domingo, o mundo inteiro aguarda por uma intensa luta pelo triunfo e liderança no campeonato.

Max deseja obter a terceira vitória no campeonato, lutar pelo título de campeão e sente que a oportunida­de pode ser nesta temporada. O piloto acertou, em 2019 e 2020, com o passado desastroso de anos anteriores. Os erros já são coisas do passado

 ?? DR ?? Pilotos sofrem bastante por ser difícil fazer ultrapassa­gem no circuito urbano de Baku
DR Pilotos sofrem bastante por ser difícil fazer ultrapassa­gem no circuito urbano de Baku

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola