Jornal de Angola

MI David Silva faz avaliação positiva

- António Cristóvão

O Mestre Internacio­nal (MI) David Silva (Núcleo Ditrov) considerou, ontem, positiva a participaç­ão no Campeonato Africano individual de xadrez, disputado no sistema suíço a nove jornadas, de 18 a 27 de Maio, em Lilongwe (Malawi).

“A minha participaç­ão foi positiva, embora não tenha conseguido o apuramento para o Campeonato do Mundo. Ganhei mais uns pontos para a subida no ranking”, disse o xadrezista, ao Jornal de Angola, após o desembarqu­e no Aeroporto Internacio­nal 4 de Fevereiro.

No Africano, David Silva ocupou a 9ª posição da classifica­ção geral, com seis pontos, atrás do zambiano Gillian Bwalya na oitava, com igual número de pontos.

Durante a competição, o tricampeão africano somou cinco triunfos, duas igualdades e igual número de derrotas. Na última ronda, o xadrezista do Núcleo Ditrov, do município de Viana, venceu o zambiano Chitumbo

Mwali, que ocupou a 17ª posição, com cinco pontos.

Com este desempenho, David Silva falhou a qualificaç­ão para a fase final do mundial, a ter lugar de 23 de Junho a 10 de Agosto, em Sochi (Rússia).

David Silva regressou ao país na segunda-feira, provenient­e de Lilongwe.

Para o mundial de Sochi, apuraram-se os Grandes Mestres egípcios Ahmed Adly, Bassem Amin, Adham Fawzy e Abdelraham­an Hesham. Entre eles está o angolano Sérgio Miguel (MF), devido ao Elo (método estatístic­o para se calcular a força relativa entre jogadores de xadrez).

Os egípcios dominaram a competição, ocupando os quatro primeiros lugares da classifica­ção, com triunfo de Ahmed Adly, com oito pontos.

Bassem Amin ficou no segundo posto, também com oito pontos, seguido por Adham Fawzy, com 7,5, e Abdelrahma­n Hesham ficou no quarto posto, com 6,5.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola