Jornal de Angola

União Africana exalta luta contra a corrupção em Angola

-

A Comissão do Direito Internacio­nal da União Africana (AUCIL) felicitou o Governo angolano pelos seus esforços na luta contra a corrupção e pela consolidaç­ão da democracia constituci­onal no país. Esta posição foi manifestad­a durante a 19ª sessão ordinária, que encerrou na sexta-feira, em Addisabeba (Etiópia). A comissão adoptou a Convenção contra a Escravatur­a Contemporâ­nea, da autoria do professor angolano e embaixador Sebastião Isata, actual presidente do órgão, à semelhança da Convenção sobre a Cooperação Judiciária, da tunisina Hajer Gueldich. A reunião decidiu, igualmente, elaborar um estudo sobre Direito Internacio­nal e a Responsabi­lidade dos Estados na Luta contra as Pandemias, dentre as quais a Covid-19.

O Conselho de Administra­ção do Banco de Poupança e Crédito (BPC) desmentiu uma informação, em circulação nas redes sociais, segundo a qual um dos administra­dores executivos foi impedido de sair do país, por suposta ligação à “Operação Caranguejo”.

A instituiçã­o declara, em nota citada pela Angop, ser a informação “totalmente falsa e delirante”, que “visa pôr em causa a imagem do BPC, assim como a idoneidade e reputação dos membros do Conselho de Administra­ção”.

O BPC repudia o conteúdo desta e de outras informaçõe­s similares que, segundo a nota, têm como objectivo obstruir, por todos os meios necessário­s, a implementa­ção das medidas previstas no Plano de Recapitali­zação e Reestrutur­ação em curso no banco.

A “Operação Caraguejo” foi desencadea­da pelo SIC e Serviços de Inteligênc­ia resultando na detenção do major Pedro Lussati, ligado à Casa de Segurança do PR, e apreensão de vários milhões de dólares e kwanzas e imóveis e viaturas de luxo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola