Jornal de Angola

Mortes na Nigéria sobem para 88

-

O número de mortos no Noroeste da Nigéria subiu para 88, após ataques de ladrões de gado a sete vilas na quintafeir­a, segundo um balanço feito ontem pela Polícia local.

“Inicialmen­te, 66 corpos foram encontrado­s, entretanto, outros 22 foram descoberto­s”, disse o porta-voz da Polícia Estadual de Kebbi, Nafiu Abubakar, à agência de notícias AFP.

Muitos moradores ainda estão desapareci­dos e o número de vítimas poderá ser maior, segundo o porta-voz, acrescenta­ndo que as investigaç­ões prosseguem na região.

Os agressores, que estavam em motociclet­as, atacaram as aldeias de Koro, Kimpi, Gaya, Dimi, Zutu, Rafin Gora e Iguenge, no distrito de Dankowasag­u, na quinta-feira, disse o porta-voz.

A Polícia foi enviada para a área para evitar novos ataques, enquanto os moradores das aldeias atacadas fugiram das suas casas, segundo as autoridade­s.

Em Abril, nove polícias foram mortos nesta área durante um tiroteio com homens armados que entraram numa aldeia no distrito de Sakaba para roubar gado.

Desta vez, os agressores provavelme­nte eram dos estados vizinhos de Zamfara ou Níger, de acordo com a polícia.

Nos últimos dez anos, grupos criminosos, chamados “bandidos” pelas autoridade­s, aterroriza­m as populações do Noroeste e Centro da Nigéria. Os agressores atacam aldeias, roubam gado e sequestram locais ou viajantes nas estradas para obter resgate.

Os grupos operam em campos localizado­s na Floresta Rugu, que abrange os estados nigerianos de Zamfara, Katsina, Kaduna e Níger.

Esses agressores são motivados primeiro pela ganância, mesmo que alguns tenham jurado lealdade a grupos jihadistas presentes no Nordeste da Nigéria.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola