Jornal de Angola

Namibe recebe produtos para vítimas da seca

Apoio está enquadrado nas acções de combate à fome, sobretudo nas regiões afectadas pelo fenómeno da seca

-

Oitenta toneladas de bens alimentare­s diversos foram entregues ontem, ao Governo da Província do Namibe, para acudir as populações das zonas assoladas pela seca. Dos bens, uma iniciativa da Casa Civil do Presidente da República, constam massa alimentar, arroz, fuba de milho, feijão, óleo vegetal, sal iodizado, açúcar, conservas de atum, sardinha, salsicha, entre outros.

Oitenta toneladas de bens alimentare­s diversos, provenient­es de Luanda, foram entregues, ontem, ao Governo do Namibe, para acudir as populações das zonas assoladas pela seca.

Das oitenta toneladas de produtos diversos constam massa alimentar, arroz, fuba de milho, feijão, óleo vegetal, sal iodizado, açúcar, conservas de atum, sardinha, salsicha, entre outros.

Em declaraçõe­s à Angop, a directora do Gabinete Provincial da Acção Social e Igualdade de Género, Maria Natália, disse que o lote de produtos é um gesto da Casa Civil do Presidente da República, no quadro das acções de combate à fome, sobretudo nas regiões afectadas pelo fenómeno da seca.

“Na verdade, as dificuldad­es das populações vão aumentando cada vez mais, daí que este apoio vai contribuir para minimizar a fome nas zonas mais assoladas com a seca nos cinco municípios da província", disse, salientand­o que "vai ser dada prioridade aos idosos, crianças e pessoas com deficiênci­a física e mental”.

A responsáve­l informou que no município sede, o mais populoso, existem pessoas carentes que precisam de apoio com produtos alimentare­s, tendo o Governo, dentro do programa de distribuiç­ão, priorizado alguns bairros, como o Esperança, 4 de Março e Giraul de Baixo.

A 15 de Abril, a província do Namibe recebeu mais de 27 toneladas do primeiro lote de produtos diversos, enviados às populações assoladas pela seca, por iniciativa do Presidente da República.

O primeiro lote, que incluía produtos como arroz, farinha de milho, conservas de peixe e carne, óleo vegetal, sal e roupa usada, foi transporta­do por um avião de carga das Forças Armadas Angolanas.

Em declaraçõe­s à imprensa, na ocasião, o governador do Namibe, Archer Mangueira, enalteceu a iniciativa presidenci­al de minimizar o problema da fome das populações afectadas, tanto pela seca, como pelas fortes chuvas que caíram naqueles dias e destruíram os poucos produtos agrícolas que tinham sido cultivados.

Archer Mangueira informou que a distribuiç­ão dos produtos prioriza os municípios mais afectados, com destaque para o Virei e Camucuio, e parcialmen­te os da Bibala, Tômbwa e Moçâmedes.

"Temos populações afectadas em todos os municípios da província, por isso vamos ter que partilhar os produtos com todos. Vamos priorizar os mais afectados mas também atender as populações mais carenciada­s da nossa província", assegurou.

O governador apontou alguns projectos em curso para a retenção das águas da chuva, de construção de represas e chimpacas, principalm­ente nos municípios do Camucuio e do Virei, cujas obras estão inseridas no Plano Integrado de Intervençã­o dos Municípios (PIIM).

Informou que os furos já concluídos em algumas povoações onde foram instalados estão a servir, tanto para o abeberamen­to do gado, como para o abastecime­nto de água às populações.

Além do Namibe, as províncias do Cunene, Huíla e Cuando Cubango estão, também, a beneficiar de acções de reforço da capacidade logística e alimentar, no quadro do Programa Emergencia­l de Apoio às Populações das Províncias do Sul do país Afectadas pela Seca.

O lote de produtos é um gesto da Casa Civil do Presidente da República, no quadro das acções de combate à fome, sobretudo nas regiões afectadas pela seca

Neste âmbito está em execução, desde os meses de Março/abril, um programa de fornecimen­to de produtos diversos como bens da cesta básica, vestuários, calçados, proteínas e alimentos nutriciona­is.

No âmbito do Programa Emergencia­l, as quatro províncias beneficiar­am de meios técnicos de apoio como kits de construção, tractores, camiões e motos-cisternas e de furos de água.

Além das acções de carácter imediato e de assistênci­a social às populações afectadas, está em curso a Execução de Projectos Estruturan­tes, lançados nas províncias do Cunene e do Namibe, que visam a construção de mini-barragens e represas para a melhoria do sistema de abastecime­nto de água às populações e promoção da sua auto-sustentabi­lidade, através da prática de culturas locais, cujos resultados serão visíveis a médio prazo.

Equipas técnicas do Executivo, através do Sistema de Protecção Civil, têm acompanhad­o sectorialm­ente a situação nas respectiva­s províncias, particular­mente no apoio directo às famílias, no processo de manutenção e reabilitaç­ão dos meios técnicos de apoio bem como a construção dos projectos estruturan­tes no domínio da energia e água, transporta­ção e distribuiç­ão de meios em colaboraçã­o com os governos provinciai­s e produtores nacionais

 ?? JOÃO LUHACO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Primeiro lote de bens alimentare­s para os sinistrado­s chegou ao Namibe no mês de Abril
JOÃO LUHACO | EDIÇÕES NOVEMBRO Primeiro lote de bens alimentare­s para os sinistrado­s chegou ao Namibe no mês de Abril

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola