Jornal de Angola

Problemas sociais inquietam líder da CASA-CE

-

O presidente da CASA-CE, Manuel Fernandes, considerou “preocupant­e e inaceitáve­l a situação social de muitas comunidade­s na província de Benguela.

Em declaraçõe­s à imprensa, no final de acto político, na cidade de Benguela, apontou como preocupaçõ­es a fome que se regista em alguns municípios e a falta de energia eléctrica no Cubal.

O político disse ter conversado com as autoridade­s, que lhe informaram das carências alimentare­s e do fraco abastecime­nto de energia eléctrica.

Manuel Fernandes, citado pela Angop, defendeu o aproveitam­ento dos rios que os municípios do Bocoio, Cubal e Ganda dispõem para o fomento da actividade agrícola.

“A fome e a falta de corrente eléctrica são consequênc­ias, em parte, de políticas falhadas”, acrescento­u.

Presidente da CASA-CE visitou província de Benguela

Criticou os avultados recursos aplicados na operaciona­lidade dos sistemas térmicos de produção de energia, e considerou que, com vontade política, essa questão pode ser resolvida a favor das comunidade­s.

Numa outra vertente, Manuel Fernandes disse que a CASA-CE tem uma estratégia e solução própria para governação da província de Cabinda, caso seja poder em Angola.

Reagindo ao escândalo financeiro que envolve algumas patentes militares e o desvio de milhões de kwanzas e divisas da Casa de Segurança do Presidente da República, o político disse ser “uma verdadeira vergonha para Angola que isso tenha ocorrido”.

Defendeu que esta tem sido uma das razões que sempre levou a sua formação política a nunca ter aprovado algum Orçamento Geral do Estado (OGE), uma vez que entende que o modelo de gestão dos dinheiros alocados a certos órgãos não é o mais correcto.

Disse ser necessário melhorar os mecanismos de fiscalizaç­ão, porque, no seu entender, ainda existem vários “Lussati” no país.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola