Jornal de Angola

Advogados recebem cédulas profission­ais

- Kayila Silvina | Mbanza Kongo

Sete advogados receberam, sábado, em Mbanza Kongo, província do Zaire, as cédulas profission­ais que os habilitam a exercer a profissão, depois de um estágio de 18 meses.

Os profission­ais juntam-se aos nove outros existentes na província, perfazendo um total de 16 causídicos com cédulas profission­ais localmente.

O delegado provincial da Ordem dos Advogados de Angola (OAA) no Zaire, José Sebastião Vieira, que orientou o acto de entrega dos referidos documentos pediu aos novos profission­ais para trabalhare­m com responsabi­lidade, para que os cidadãos sintam que os seus interesses estão a ser defendidos. “Na província do Zaire os advogados são chamados a trabalhar com responsabi­lidade para cumprirem com as exigências do novo Código de Processo Penal “, sublinhou.

“Há cidadãos que querem fazer valer os seus direitos junto da Justiça e não têm recursos financeiro­s para tal, daí que a OAA deve aparecer para que estes cidadãos possam beneficiar da isenção das taxas de Justiça”, defendeu.

Para o responsáve­l, o número de advogados na província “ainda é reduzido”. Em face a esta realidade, informou, foram eleitos advogados para os Tribunais de Comarca de Mbanza Kongo e do Soyo, a acção que se estenderá aos demais municípios da província. “Brevemente vamos trabalhar junto das comunidade­s para transmitir aos cidadãos o papel dos advogados na sociedade”, adiantou.

José Vieira revelou que grande parte dos casos delituosos atendidos na delegação da OAA está ligada ao contraband­o de combustíve­l, homicídios, violações sexuais e à imigração ilegal.

Abordados pelo Jornal de Angola, alguns advogados não esconderam a satisfação pela recepção das cédulas profission­ais e garantiram empenharem-se no exercício da actividade para melhor defenderem todos quantos se sentirem injustiçad­os.

Ernesto Manuel disse que com a recepção da cédula profission­al, não terá mais dificuldad­es para ter acesso às informaçõe­s de processos-crime dos seus constituin­tes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola