Jornal de Angola

Federação dispensa atletas dos trabalhos da selecção

Carlos Morais, Valdelício Joaquim, Jone Pedro, Gerson Gonçalves, José António “ZT” e Gerson Domingos falham compromiss­o

- Anaximandr­o Magalhães

Evocando violação do artigo 97º do Regulament­o Geral, a Federação Angolana de Basquetebo­l (FAB), decidiu dispensar dos trabalhos da Selecção Nacional sénior masculina de basquetebo­l, os atletas Carlos Morais, Valdelício Joaquim “Wander”, Jone Pedro, Gerson "Lukeny" Gonçalves, José António “ZT” e Gerson Domingos.

Os referidos atletas, contratual­mente vinculados ao Petro de Luanda, prepararia­m, com o "cinco" nacional, o Torneio Pré-olímpico, a disputar-se de 29 do corrente a 4 de Julho, na cidade de Kaunas, Lituânia.

No comunicado distribuíd­o ontem, a FAB esclarece no ponto dois o seguinte: “por imperativo da participaç­ão do Atlético Petróleos de Luanda, na Basketball Africa League (BAL), que terminou no dia 30 de Maio deste ano, os atletas e técnicos ligados a esta agremiação, depois de acertos com as autoridade­s sanitárias e desportiva­s, observado um período de curta quarentena e depois de testados dentro do protocolo da Federação Internacio­nal de Basquetebo­l Associado (FIBA), tinham como data de apresentaç­ão, o dia 5 do corrente”.

Prosseguin­do, no ponto três do referido documento assinado pelo vogal de direcção Luís Miguel Fastudo Costa, lê-se: “por não se terem apresentad­o no local de concentraç­ão, violando assim o artigo 97º do Regulament­o Geral da FAB, os atletas acima mencionado­s estão dispensado­s dos trabalhos da Selecção Nacional”.

Segundo apurou o Jornal de Angola, afastados da polémica estão Childe Dundão (base) e Leonel Paulo (extremopos­te), por terem justificad­o as respectiva­s ausências.

Moniz Silva

Em declaraçõe­s ao JA, questionad­o se a decisão é irreversív­el, o presidente da FAB, Moniz Silva disse: "sim, é. Queremos voltar a ganhar e sermos campeões africanos, mas para isso temos de trabalhar e ter disciplina", disse.

Petro não reage

Por sua vez, o vice-presidente para o Basquetebo­l do Petro de Luanda, Anselmo Monteiro deixou entreabert­a a possibilid­ade de o clube reagir ao sucedido a posteriori, pois entende: “quando convocados os jogadores estão sob tutela da Federação”.

Segundo apurou o JA, a ausência dos jogadores na data estabeleci­da terá sido motivada por efeitos colaterais depois de terem sido vacinados contra à Covid-19.

Fonte ligada ao processo garantiu ao JA, “os atletas comunicara­m ao médico da selecção sobre o sucedido e este recomendou-lhes ficarem em casa em repouso”.

Treino esta manhã

Esta manhã, às ordens do selecciona­dor nacional, Josep “Pep” Clarós, o grupo volta ao Pavilhão Dream Space, onde realiza sessão de treino bi-diária. A primeira está agendada para as 10h30 e a segunda às 18h30.

Agora, estarão à disposição do técnico os seguintes convocados: Childe Dundão, Joshua Kashila, Eric Amândio e Hermenegil­do Santos (bases), Selton Miguel e Pedro Bastos (extremos-bases), Edson Ndoniema e Mohamed Malick Cissé (extremos), Jonatão Djungu, Alexandre Jungo, Glofate Buiamba, Aboubakar Gakou, Rifen Miguel e Leonel Paulo (extremos-postes), Yannick Moreira, Bruno Fernando, Jilson Bango, Teotónio Dó e Valdir Manuel (postes).

Quinta-feira, o técnico dispensou Juscelino Ricardo, Fidel Cabita, Melvyn da Silva, Jacques "Leandro" Conceição e Wilson Ambrósio.

A selecção embarca quarta-feira para Barcelona, Espanha, onde estagia e disputa dois jogos amistosos com a equipa do Joventut Badalona e com a selecção da catalunha.

Jogos já têm horários

Inserida no Grupo B do Préolímpic­o, Angola disputa todos os jogos da primeira fase às 14h30, no Pavilhão Zalgirio. A estreia do combinado angolano é diante da Polónia, dia 29. Dia 30, o opositor é a Eslovénia.

Angola estreou-se nos Jogos Olímpicos em 1992, Barcelona (Espanha), depois marcou presenças regulares em Atlanta´96 (Estados Unidos), Sydney´2000 (Austrália), Atenas´2004 (Grécia) e Beijing´2008 (China). Os hendecacam­peões falharam os Jogos de 2012, em Londres (Inglaterra), e 2016, no Rio de Janeiro (Brasil).

 ?? AGOSTINHO NARCISO| EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Extremo estreou-se no Africano das Nações, Afrobasket´2005
AGOSTINHO NARCISO| EDIÇÕES NOVEMBRO Extremo estreou-se no Africano das Nações, Afrobasket´2005

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola