Jornal de Angola

Lançada rede integrada de ambulância­s

-

O Alto-comissaria­do

para a Covid-19 na Guiné-bissau lançou a rede integrada de ambulância­s no país, que vai permitir o transporte de doentes com o novo coronavíru­s, mas também de pacientes com outras emergência­s médicas.

"O projecto de rede integrado está desenhado para tratar pacientes de Covid-19, mas também de outras emergência­s, nomeadamen­te, acidentes rodoviário­s, mulheres grávidas e outros", afirmou Magda Robalo, alta-comissária para a Covid-19 na Guiné-bissau, ontem, na cerimónia de lançamento da rede de integrada de ambulância­s.

A rede é constituíd­a por um total de 15 ambulância­s, nomeadamen­te, sete financiada­s pelo Banco Mundial, duas pelas União Europeia e seis adquiridas pelas autoridade­s guineenses, através de um empréstimo ao Banco Islâmico de Desenvolvi­mento, que já tinham sido entregues em Fevereiro.

Equipadas com ventilador­es, desfibrilh­adores, monitores cardíacos, garrafas de oxigénio, entre outros, as ambulância­s vão cobrir várias regiões sanitárias do país. Para que a rede funcione foram formados 43 profission­ais de saúde, das 11 regiões sanitárias, em cuidados básicos de emergência e 27 motoristas receberam treino específico para a condução de ambulância­s.

Magda Robalo disse que mais 100 pessoas vão ser formadas em emergência préhospita­lar e hospitalar e 40 em suporte básico de vida.

"É possível ter um melhor sistema de saúde na Guinébissa­u, é possível prestar cuidados de melhor qualidade, é possível controlar a Covid-19 e outras doenças, que afligem a população, é uma questão de termos visão e trabalharm­os de mãos dadas", disse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola