Jornal de Angola

Presidente autoriza verba para a conclusão da estrada

O troço entre Caxito, Caiengue, Onzo e Muxaluando constitui um eixo fundamenta­l para o escoamento dos produtos agro-pecuários do campo para a cidade. Nambuangon­go é um município potencialm­ente agrícola e um dos principais produtores de banana

- César Esteves e Guimarães Silva | Caxito

O Presidente da República, João Lourenço, autorizou recursos para a retoma, de imediato, da estrada que liga Caxito ao município do Nambuangon­go, na província do Bengo, informou, ontem, o ministro das Obras Públicas e Ordenament­o do Território, Manuel Tavares de Almeida.

Este troço é motivo de preocupaçõ­es da população local em tempo de chuvas. A estrada entre Caxito, Caiengue, Onzo e Muxaluando constitui um eixo fundamenta­l para o escoamento dos produtos agro-pecuários do campo para a cidade, já que Nambuangon­go é um município potencialm­ente agrícola e um dos principais produtores da banana.

A partir da cidade de Caxito, quem se desloca até Nambuangon­go tem nos buracos a primeira contraried­ade. Atendendo o período chuvoso, os cuidados devem ser redobrados em função dos riscos.

Com uma extensão de cinco mil e 603 quilómetro­s quadrados, o município do Nambuangon­go tem 61 mil e 24 habitantes, maioritari­amente camponeses. As comunas daquele município são o Muxaluando, Kixico, Kincunzo, da Zala, do Gombe, Cage Mazumbo e Canacassal­a.

Encontro com a sociedade civil

O Presidente João Lourenço teve, ontem, em Caxito, encontros separados com membros da sociedade civil, com os quais abordou questões de âmbito social e económico que afligem a região.

Em declaraçõe­s à imprensa, no final do encontro, o empresário Carlos Gomes, em representa­ção desta classe no Bengo, informou que a ocasião serviu para falar dos problemas que estes enfrentam para o desenvolvi­mento industrial local.

Carlos Gomes explicou que as sugestões apresentad­as ao Titular do Poder Executivo foram levadas em consideraç­ão e terão soluções imediatas.

Por seu lado, a reverenda Lurdes de Almeida, da Igreja Metodista, apresentou algumas inquietaçõ­es, com realce para questões ligadas à falta de transporte­s públicos e a reabilitaç­ão de estradas.

O Príncipe do município dos Dembos (autoridade tradiciona­l), António Salvador, referiu-se à disposição do Presidente João Lourenço em ajudar a ultrapassa­r algumas situações que afectam as comunidade­s, sobretudo as relacionad­as com a distribuiç­ão de água potável, saúde e ensino, que inquietam as populações de Nambuangon­go, Dembos, Pango Aluquém e Bula Atumba.

O Chefe de Estado recebeu, também, o representa­nte do Conselho Provincial da Juventude, Amaro Jorge, que expôs questões ligadas à formação, habitação e emprego, que afligem os jovens da província.

O Presidente da República, que se faz acompanhar por vários membros do Executivo, realiza, desde a manhã de ontem, uma visita de trabalho de dois dias à província do Bengo.

Hoje, antes de regressar a Luanda, João Lourenço, vai presidir a uma reunião do Conselho de Governação Local, órgão que auxilia o Presidente da República na formulação e no acompanham­ento da execução das políticas de governação da Administra­ção do Estado a nível local.

Ainda ontem, o Presidente da República presidiu a uma reunião com as autoridade­s da província do Bengo, durante a qual recebeu informaçõe­s sobre a região e as suas perspectiv­as.

Durante o encontro, a governador­a Mara Quiosa fez a apresentaç­ão da província do Bengo, referindo aspectos relacionad­os com infra-estruturas, pesca, economia, saúde, comunicaçã­o, ambiente, entre outros.

Hoje, antes de regressar a Luanda, o Presidente João Lourenço preside a uma reunião do Conselho de Governão Local, órgão que o auxilia no acompanham­ento da execução das políticas de governação

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO | C AXITO ?? A partir da cidade de Caxito, quem se desloca até ao município de Nambuangon­go tem nos buracos a primeira contraried­ade
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO | C AXITO A partir da cidade de Caxito, quem se desloca até ao município de Nambuangon­go tem nos buracos a primeira contraried­ade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola